Por um Brasil mais seguro: uma análise da dinâmica do crime e da violência

  • Rodrigo Serrano-Berthet
  • Laura Chioda
Palavras-chave: Homicídios, Prevenção da violência, Criminalidade

Resumo

Quais são os fatores que estão determinando o declínio da criminalidade nos últimos anos no Brasil? Por que a criminalidade violenta estádiminuindo em alguns Estados enquanto cresce em outros? Que tipos de intervenção podem ajudar a reduzir a violência, sobretudo entre osjovens? Com o objetivo de encontrar respostas a estas perguntas, este estudo estima a correlação entre seis fatores socioeconômicos de riscoe as mudanças nas taxas de homicídio no período de 1997 a 2008. Conclui-se que o declínio na média nacional durante a última décadaestá fortemente correlacionado à redução do grupo de jovens do sexo masculino entre 15 e 19 anos, à diminuição da desigualdade e, emmenor extensão, à queda na taxa de evasão no ensino médio público. Analisando de forma mais detalhada a experiência bem-sucedidado Sudeste, o estudo identifica algumas intervenções promissoras, como o policiamento orientado para resultados, o controle de armas e doconsumo de álcool,entre outras políticas norteadas por estratégias integradas de segurança pública subnacionais.A análise apresenta aindaconclusões originais sobre o impacto, na criminalidade violenta, das transferências condicionais de renda (TCRs) para educação.

Biografia do Autor

Rodrigo Serrano-Berthet
Rodrigo Serrano-Berthet é Ph.D.em Políticas Públicas pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts e especialista em desenvolvimentosocial sênior do Departamento de Desenvolvimento Sustentável para a América Latina e o Caribe do Banco Mundial. Lidera o programa doBanco Mundial sobre segurança cidadã na região. O programa inclui trabalhos analíticos, de assistência técnica e empréstimos para projetos
Laura Chioda
Laura Chioda é Ph.D.em Economia pela Universidade de Berkeley e economista sênior do Escritório do Economista-chefe do BancoMundial para a América Latina e o Caribe. Seu trabalho de pesquisa é focado em econometria e microeconomia aplicada.
Publicado
2012-03-01