O ovo ou a galinha? Violências nas escolas e comunidades

Palavras-chave: Violência escolar, Exclusão social, Educação

Resumo

Este trabalho apresenta realidades da violência escolar, esmiuçando processos para além de dados estatísticos de amplas pesquisas, cujos resultados, por si, já são alarmantes com relação ao que tem ocorrido em ambientes escolares e fora deles. Para tanto, apresenta dois estudos de caso, os quais evidenciam, por exemplo, a presença de estudantes consumidores de drogas, por vezes, pequenos traficantes, e uma pesquisa bibliográfica com artigos e teses, a qual confirma que soluções simples e sem alto custo, quando aprofundadas, podem reduzir as violências na escola, à escola e da escola. O trabalho faz um balanço dos estudos identificados e extrai sugestões práticas. Deixa a mensagem de que em suas várias formas de se inserir no contexto social, a escola não pode ser responsabilizada pelo fim da vulnerabilidade social.

Biografia do Autor

Candido Alberto Gomes, Universidade Portucalense Infante D. Henrique
Doutor em Educação (University of Califórnia, Los Angeles, EUA). Professor Catedrático do Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Portugal. E-mail: candidoacg@gmail.com
Ivar César Oliveira de Vasconcelos, Universidade Católica de Brasília (UCB)
Doutor em Educação (UCB/ICS-Universidade de Lisboa). Professor da Universidade Paulista (UNIP). E-mail: ivcov@hotmail.com
Adriana Lira, Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
Doutora em Educação (UCB). Professora do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). E-mail: liradrika@gmail.com
Diogo Acioli Lima, Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
Doutor em Educação (UCB). Pequisador na área da educação. E-mail: aciolidiogo@gmail.com
Publicado
2019-12-20
Seção
Dossiê: Violência em contexto escolar e escola em contexto violento