Efeitos do medo do crime na rotina e na saúde mental de adolescentes moradores da periferia de Belém (PA)

Autores

  • Rosália do Socorro Silva Corrêa Universidade da Amazônia
  • Jane Farias Ferreira Universidade da Amazônia
  • Maria Lúcia Bahia Lopes Universidade da Amazônia
  • Fabrício Khoury Rebello Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2019.v13.n1.1025

Palavras-chave:

Medo do crime, Adolescentes, Violência urbana, Insegurança pública

Resumo

Neste artigo, apresenta-se o resultado de um estudo exploratório realizado com o objetivo de verificar de que forma o medo do crime provoca mudanças de rotina e afeta a saúde mental dos adolescentes, estudantes e moradores de bairros da periferia de Belém, capital do estado do Pará, onde as ocorrên­cias criminais são frequentes, e os adolescentes convivem rotineiramente com situações violentas. Os resultados derivaram da primeira parte de uma pesquisa sobre violência urbana, que se estenderá para outros bairros, em busca de novas estratégias criadas pelos adolescentes para en­frentar o medo do crime, que resulta da insegurança pública. Percebe-se que o medo está alterando a rotina e hábitos de convivência social dos adolescentes, bem como afetando a saúde mental, mas, também potencializando recursos de prevenção e proteção contra o crime, para evitar esse sentimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosália do Socorro Silva Corrêa, Universidade da Amazônia

Doutora em Sociologia pela UFPB-PB (2008); Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ-RJ; Especialista em Ciência Política pela UFPA-PA; Pesquisadora e Professora Titular Pós-Stricto Sensu I do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano da Universidade da Amazônia- UNAMA (Belém-PA).

Jane Farias Ferreira, Universidade da Amazônia

Especialista em Educação Classe I da Secretaria de Educação do Estado do Pará. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisas Pedagogia em Movimento GEPPEM/UEPA. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia - UNAMA ; Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Estudos Avançados do Pará - CESUPA. Mestre pelo Programa de Mestrando em Desenvolvimento Meio Ambiente Urbano da Universidade da Amazônia.

Maria Lúcia Bahia Lopes, Universidade da Amazônia

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará (1989). Mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia (2001) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é técnica científica V - Banco da Amazônia - Belém e professora do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano da Universidade da Amazônia.

Fabrício Khoury Rebello, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduação em Economia pela Universidade da Amazônia (1990). Mestre em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2004). Doutor em Ciências Agrárias (2012). Área de concentração em Agroecossistemas da Amazônia (UFRA/EMBRAPA Amazônia Oriental). Professor Adjunto II da Universidade Federal Rural da Amazônia, lotado no Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH), com atuação na graduação e pós-graduação.

Referências

BAIERL, Luzia Fátima. Medo social: da violência visível ao invisível da violência. São Paulo: Cortez, 2004.

BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Tradução Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

BAUMAN, Zygmunt O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

BORGES, Doriam. O medo do crime na cidade do Rio de Janeiro: uma análise sob as perspectivas das crenças de perigo. Curitiba: Appris, 2011.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Edusp, 2000.

CASTRO, Henrique Hoffmann Monteiro de; MATRAK FILHO, Riskala; MONTEIRO, Victor Bomfim. O sistema de segurança pública e o medo do crime. Revista Ordem Pública e Defesa Social, v. 4, n. 1 e 2, semestre I e II, p. 91-100, 2011.

CERQUEIRA, Daniel et al. Atlas da Violência. Rio de Janeiro: IPEA/FBESP, 2017.

CORDNER, Gary. Reducing Fear of Crime: Strategies for Police. Washington, DC: The Office of Community Oriented Policing Services, 2010.

DANTAS, George Felipe de Lima; SILVA JÚNIOR, Álvaro Pereira da; PERSJIN, Annik. O medo do crime. 2006.

ECKERT, Cornélia. A cultura do medo e tensões do viver a cidade: narrativa e trajetória de velhos moradores de Porto Alegre. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; COIMBRA, Carlos E. A.(Orgs.). Antropologia, Saúde e envelhecimento. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2017. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2017.

GLASSNER, Barry. Cultura do Medo. São Paulo: Francis, 2003.

MIRANDA, Márcia Mathias de. Sociedade, violência e políticas de segurança pública: da intolerância à construção do ato violento. Revista Eletrônica Machado Sobrinho, edição 3, jan. a jul. 2011.

ONU. Saúde mental depende de bem estar físico e social, diz OMS em dia mundial. Nações Unidas Brasil, 10 out. 2016.

RICO, José Maria; SALAS, Luis. Delito, insegurança do cidadão e polícia: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Polícia Militar, 1992.

SANTOS JÚNIOR, Aldo Antônio dos; DUTRA, Luis Henrique; SILVA FILHO, Daniel Bernardo da. Levantamento da percepção do medo e do crime em Santa Catarina. Revista Brasileira de Segurança Pública, ano 1, edição 2, p. 94-119, 2007.

ZALUAR, Alba. Integração perversa: pobreza e tráfico de drogas. Rio de Janeiro: FVG, 2004.

Downloads

Publicado

20-09-2019

Como Citar

CORRÊA, Rosália do Socorro Silva; FERREIRA, Jane Farias; LOPES, Maria Lúcia Bahia; REBELLO, Fabrício Khoury. Efeitos do medo do crime na rotina e na saúde mental de adolescentes moradores da periferia de Belém (PA). Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 157–170, 2019. DOI: 10.31060/rbsp.2019.v13.n1.1025. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/1025. Acesso em: 19 abr. 2024.