Prevenção e controle de homicídios: analisando experiências brasileiras

Autores

  • Robson Sávio Reis Souza

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2012.v6.n1.107

Palavras-chave:

Homicídios, Política pública de segurança, Prevenção à criminalidade, Práticas de controle de homicídios no Brasil

Resumo

O presente artigo faz uma breve análise sobre o problema dos homicídios no Brasil para, em seguida, apresentar variadaspráticas implementadas em diferentes realidades e circunstâncias com o objetivo de reduzir esse tipo de crime violento.O foco principal do texto é discutir algumas características dessas experiências, com o intuito de assinalar elementoscomuns e sólidos, presentes nas ações de prevenção, redução e controle dos homicídios. A partir de uma seleção aleatóriade cases, feita através de pesquisa exploratória na imprensa nos anos de 2009/2010, o artigo discute a relevânciadas características comuns que estão presentes nos vários programas selecionados, sinalizando que algumas dessascaracterísticas devem ser consideradas pelos gestores e operadores da segurança pública que pretendem implantar açõesde enfrentamento e controle dos homicídios. A metodologia utilizada para o exame das informações coletadas denominaseanálise de conteúdo. A partir da constatação de que já existem metodologias factíveis, testadas e de comprovado êxitono controle dos homicídios no Brasil, o artigo finaliza apresentando algumas sugestões para uma política mais sistêmicaem torno da diminuição dos homicídios no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Sávio Reis Souza

Robson Sávio Reis Souza é filósofo, especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (UFMG) e em Teoria ePrática da Comunicação Social (USF/SP), mestre em Administração Pública (FJP) e doutorando em Ciências Sociais. Pesquisadorcolaboradordo Observatório das Metrópoles (Núcleo Belo Horizonte), professor e coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos(PUC Minas) e membro da Comissão Pastoral de Direitos Humanos da Arquidiocese de Belo Horizonte e do Fórum Mineiro deDireitos Humanos

Referências

BRASIL. Ministério da Justiça. Guia para a prevenção do crime e violência nos municípios.

BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Relatório Homicídios Brasil.2004.

CARVALHO, A. X. et al. Custos das mortes por causas externas no Brasil.Brasília:Ipea, 2007 (Texto para discussão, 1.268).

CUNHA, M. B da. Análise de conteúdo: uma técnica de pesquisa. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 11, n. 2, jul./dez. 1983.

BEATO FILHO, C. C.; SOUZA, R. S. R. Controle de homicídios: a experiência de Belo Horizonte. Cadernos Adenauer, Ano IV, n. 3, p. 51-75, out. 2003.

JUNQUEIRA FILHO, G. M. B.; RUIZ, I. Análise dos homicídios dolosos ocorridos na cidade de Apucarana – PR e sua relação ao uso/tráfico de drogas, com a conseqüente redução do seu índice, na perspectiva da implementação de políticas públicas, através de planos estratégicos de ação conjunta. 2010.

LIMA, R. S. Conflitos sociais e criminalidade urbana: uma análise dos homicídios cometidos no Município de São Paulo. 1. ed. São Paulo: Sicurezza, v. 1, 2002.

LEMLE, M. Textos selecionados. Portal Comunidade Segura [referências detalhadas ao longo do texto].

MOLINA, A. G. P. de; GOMES, L. F. Criminologia. 2ª ed. São Paulo: RT, 1997.

PERES, M. F. T.; VICENTIN, D.; NERY, M. B.; LIMA, R. S.; SOUZA, E. R.; CERDA, M.; CARDIA, N.; ADORNO, S. Queda dos homicídios em São Paulo, Brasil: uma análise descritiva. Revista Panamericana de Salud Pública (Impresa) / Pan American Journal of Public Health (Impresa), v. 29, p. 17-26, 2011.

SAPORI, L. F.; MEDEIROS, R. Crack, um desafio social. 1ª. ed. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, v. 1, 2010.

SILVEIRA, A. M. A prevenção de homicídios: a experiência do Programa Fica Vivo! no Morro das Pedras. Revista Educação e Realidade, v. 33, n. 2, 2008.

SOARES, G. A. D. A criminologia e a desventura do jovem dado. Segurança, Justiça e Cidadania, v. 3, p. 11-30, 2011.

SOUZA, Â. M. D. N. Revista do Programa Fica Vivo!, Secretaria de Estado de Defesa Social de MG/Instituto Elo Cidadania, edição 2011.

UNODC − United Nations Office on Drugs and Crime. Global Study on Homicide 2011 – key findings. Viena, 2011.

VELáSQUEZ, H. A.Os governos locais e a segurança cidadã.

WAISELFISZ, J. J.Mapa da violência 2010: anatomia dos homicídios no Brasil. Instituto Sangari, 2010.

WAQUIM, B. B. Prevenção situacional: teses, técnicas e reflexões. Âmbito Jurídico, n. 67, 01/08/2009.

WERTHEIN, J. Violência, juventude, economia e educação. Valor Econômico, 07/04/2010.

WORLD BANK. Department of Finance, Private Sector and Infrastructure Latin American Region. Prevenção comunitária do crime e da violência em áreas urbanas da América Latina: um guia de recursos para o município. 2003.

Downloads

Publicado

01-03-2012

Como Citar

SÁVIO REIS SOUZA, Robson. Prevenção e controle de homicídios: analisando experiências brasileiras. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 6–26, 2012. DOI: 10.31060/rbsp.2012.v6.n1.107. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/107. Acesso em: 18 abr. 2024.