Notícias de um massacre anunciado e em andamento: o poder de matar e deixar morrer à luz do Massacre no Presídio de Alcaçuz, RN.

Autores

  • Juliana Gonçalves Melo
  • Raul Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2017.v11.n2.857

Palavras-chave:

Massacre. Sistema prisional. Familiares de presos. Direitos humanos. Segurança pública.

Resumo

O Massacre nas Penitenciárias Estadual de Alcaçuz e Rogério Madruga (Pavilhão 5), estabelecimentos contíguos e localizados no Estado do RN, ocorrido em janeiro de 2017 e do qual resultaram no mínimo 26 mortos, deu início a uma escalada de violência nunca antes vista no Estado. As consequências se espraiam por todo sistema prisional e têm reflexos nas ruas, com a ocorrência de homicídios e execuções cotidianas de pessoas vinculadas, de um modo direto ou não, a esse contexto. Pela sua dramaticidade, e duração no tempo, o evento permite evidenciar claramente as duas formas de poder estatal expostas por Foucault (2005) nas prisões: o poder soberano de “fazer morrer” e o poder exercido através do dispositivo do “deixar morrer”. Por outro lado, também convida à uma reflexão sobre a condição de pesquisador, militante e testemunha em um contexto marcado pela dor, sofrimento e por violações constantes perpetuadas por parte do Estado, ao mesmo tempo, omisso e violador de direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Gonçalves Melo

Professora adjunta do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC . Graduada em Ciências Sociais (habilitação em Antropologia) pela UnB.

Raul Rodrigues

Graduando em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Referências

DAS, Veena. O ato de testemunhar: violência, gênero e subjetividade. Dossiê: violência: outros olhares. Cadernos Pagu, 2011.

DIAS, Camila; SALLA, Fernando. Monopólio estatal da violência. In: LIMA, Renato Sérgio et al. Crime, Polícia e Justiça no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.

FOUCAULT, Michel. em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005. Ver, especialmente, a aula de 17 de março de 1976.

GEERTZ, Clifford. C. O saber local: fatos e leis em uma perspectiva comparativa. In:o saber local: novos ensaios m antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1998.

KANT DE LIMA, Roberto. ensaios de antropologia e de direito. Acesso a justiça e processos institucionais de administração de conflitos e produção da verdade jurídica em uma perspectiva comparada. Rio de Janeiro: Ed. Lúmen Iuris, 2008.

JIMENO, Miriam. Cuerpo personal y cuerpo político. Violencia, cultura y ciudadanía neoliberal. In: RESTREPO, Eduardo et al. (orgs).Antropología hecha en Colombia. Popayán: Sello Editorial Universidad del Cauca, 2017.

LIMA, William da Silva . Quatrocentos contra um. uma história do Comando vermelho. São Paulo: Labortexto Editorial, 2001.

MELO, Juliana; RODRIGUES, Raul et al. Petição de Medidas Cautelares para a Comissão Interamericana de direitos humanos. Natal, São Paulo, Brasília, fevereiro de 2017.

MISSE, Michel. Sobre a construção social do crime no Brasil: esboços de uma interpretação. Misse, Michel et al. (Org.). Acusados &acusadores. Estudos sobre ofensas, acusações e incriminações. Rio de Janeiro: Revan, 2008.

RAMALHO, José Ricardo. o mundo do crime: a ordem pelo avesso. São Paulo: IBCCRIM, 2002.SALLA, Fernando. A rebeliões nas prisões: Novos significados a partir da experiência brasileira. sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 274-307

URIBE, Maria Victoria. “Las massacres como sintomas sociais”. In: Antropología hecha em Colombia. RESTREPO, Eduardo et al. (orgs). Popayán: Sello Editorial Universidad del Cauca, 2017.

ZACCONE, Orlando. Indignos de vida. A forma jurídica da política de extermínio de inimigos da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Revan, 2015.

Downloads

Publicado

17-10-2017

Como Citar

MELO, Juliana Gonçalves; RODRIGUES, Raul. Notícias de um massacre anunciado e em andamento: o poder de matar e deixar morrer à luz do Massacre no Presídio de Alcaçuz, RN. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 48–62, 2017. DOI: 10.31060/rbsp.2017.v11.n2.857. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/857. Acesso em: 18 abr. 2024.