Policiais e o “bico”: a formação de redes de trabalho paralelo de segurança

Autores

  • Daniel Chaves de Brito
  • Jaime Luiz Cunha de Souza
  • Roseane Magalhães Lima

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2011.v5.n1.89

Palavras-chave:

Trabalho policial, Redes, Atividade paralela

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um perfil das redes de absorção de policiais no que denominamos “bico” ou atividadesde segurança exercidas paralelamente ao trabalho policial. O exercício da atividade paralela é atraído por um mercadode trabalho muito específico, capaz de incluir uma força de trabalho bastante especial, como a exercida pelos agentes desegurança pública. Para demonstrar a importância dessa questão, temos como estudos de caso a Polícia Militar do Estado doPará. Em primeiro lugar, será explorada a formação das estruturas paralelas de trabalho; em segundo, apresenta-se a relaçãoentre os principais atores que compõem a estrutura do “bico”; e, por fim, serão localizados alguns setores da economia queempregam policiais como segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Chaves de Brito

Daniel Chaves de Brito é professor da Faculdade de Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais daUniversidade Federal do Pará.

Jaime Luiz Cunha de Souza

Jaime Luiz Cunha de Souza é professor da Faculdade de Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais daUniversidade Federal do Pará.

Roseane Magalhães Lima

Roseane Magalhães Lima é mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na UniversidadeFederal do Pará.

Referências

ALVES, I. A festiva devoção no Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Estudos Avançados, v. 19, n. 54. 2005.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra. 1999.

CORTES, V. de A. Espaço urbano e a segurança pública: entre o público, o privado e o particular. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2005.

CUBAS, V. de O. Segurança privada: a expansão dos serviços de proteção e vigilância em São Paulo. São Paulo: Associação Editorial Humanitas; Fapesp, 2005.

FAORO, R. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 3. ed. São Paulo: Globo, 2001.

FREITAS, J.A.; NORONHA, G.N. Occurence of campylobacter spp. In chicken meat and giblets exposed to consumption in Northern Brazil. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 59, n. 3, 2007.

GRANOVETTER, M. Economic action and social structure: the problem of embeddedness. American Journal of Sociology, n. 9, 1985.

HOLANDA, S. B. de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1998.

JURANDIR, D. Belém do Grão Pará. São Paulo: Livraria Martins, 1960.

MARTINS, J. de S. O poder do atraso: ensaios de sociologia da história lenta. São Paulo: Hucitec, 1994.

MUNIZ, J. de O. Ser policial é, sobretudo, uma razão de ser: cultura e cotidiano da Policia Militar do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado). Rio de Janeiro: IUPERJ, 1999

MUSEMECI, L. Serviços privados de vigilância e guarda no Brasil: um estudo a partir de informações da PNAD – 1985/95. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada1998.

PONCIONI, P. Tornar-se policial: a construção da identidade profissional do policial no Estado do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado). São Paulo: USP, 2004.

RIBEIRO, N. R.; BUGARIN, M. N. S. Fatores determinantes e evolução da economia submersa no Brasil. Est. Econ., São Paulo, v. 33, n. 3, p. 435-466, julho-setembro 2003.

WEBER, M. Os três tipos puros de dominação. In: COHN, G. (Org.). Max Weber: Sociologia.. São Paulo: Editora Ática, 1997 (Coleção os Grandes Cientistas Sociais).

WEBER, M. Parlamentarismo e governo numa Alemanha reconstruída. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1980 (Col. Os Pensadores).

Downloads

Publicado

01-03-2011

Como Citar

CHAVES DE BRITO, Daniel; LUIZ CUNHA DE SOUZA, Jaime; MAGALHÃES LIMA, Roseane. Policiais e o “bico”: a formação de redes de trabalho paralelo de segurança. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 156–171, 2011. DOI: 10.31060/rbsp.2011.v5.n1.89. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/89. Acesso em: 25 abr. 2024.