Uma luz no “fundo do poço”

uma análise das premissas do tratamento oferecido aos policiais militares “dependentes químicos” pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Fernanda Novaes Cruz Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP)

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2020.v14.n1.1071

Palavras-chave:

Reabilitação, Drogas, Polícia Militar, Instituições totais, Instituições reinventivas

Resumo

O artigo aborda o tratamento oferecido pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) aos policiais militares usuários de drogas lícitas e ilícitas. O objetivo é apresentar as diretrizes adotadas no tratamento e suas justificativas. Desde 1987, a PMERJ mantém um ambulatório para tratamento de dependência química na estrutura de seu hospital central. O principal serviço oferecido é a internação de caráter voluntário. Em 1992, a partir de uma reformulação do serviço, além da desintoxicação, passou a ser adotada ao longo da internação a metodologia dos Doze Passos, oriunda de irmandades como Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos. O trabalho ainda discute, à luz do conceito de instituições totais de Erving Goffman (1968) e de instituições reinventivas de Susie Scott (2013), o processo de reconstrução do indivíduo manejado ao longo do tratamento. O trabalho é resultado de observação participante realizada entre outubro de 2016 e junho de 2017 e entrevistas com funcionários e “conselheiros estagiários”, policiais que já haviam passado pela internação e passaram a colaborar com o funcionamento da clínica, auxiliando no acolhimento aos pacientes. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Novaes Cruz, Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP)

Pesquisadora de Pós-Doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo - NEV/USP. Doutora em Sociologia pelo IESP-Uerj. Mestre em Ciências Sociais pelo PPCIS- Uerj. Graduada em Ciências Sociais (UERJ) e Comunicação Social (UFRJ). Pesquisadora Associada do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES).

Referências

ALZUGUIR, F. V. A carreira moral da vergonha na visão de homens e mulheres “alcoólatras”. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 11-29, 2014.

BARKER, E. The making of a Moonie [electronic resource] : choice or brainwashing? Oxford: Basil Blackwell, 1984.BURNS, T. Erving Goffman. London: Routledge. 1992.

CAMPOS, E. A. Alcoolismo: doença e significado em Alcoólicos Anônimos. Etnográfica [online], v.13, n. 1, p.103-124,2009.

CARDOSO, R. Só por hoje: um estudo sobre narcóticos anônimos, estigma social e sociedade contemporânea. 2006. 113f. Dissertação (Mestrado em História)- Programa de Pós-Graduação em História, Niteroi, 2006.

CRUZ, F. N. Os Doze Passos do “ganso”: a trajetória de policiais militares usuários de drogas em uma instituição reinterpretativa. 2019. 222f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, 2019.

DENZIN, N. K. The alcoholic society: addiction & recovery of the self. United States: Transaction Publishers, 1997.

LEAL, C; PEREIRA, I; MUNTEAL, O. Sonho de uma polícia cidadã: Coronel Carlos Magno Nazareth Cerqueira. 1. ed. Rio de Janeiro: NIBRAHC, 2010.

GOFFMAN, E. Asylums: Essays on the Social Situation of Mental Patients and Other Inmates. Penguim Books, 1968.

MANNING, N. The therapeutic community movement: charisma and Routinization. London: Routledge, 1989. 246 p.

MINAYO, M. C. S.; SOUZA, E. R.; CONSTANTINO, P. (Coords.). Missão prevenir e proteger: condições de vida, trabalho e saúde dos policiais militares do Rio de Janeiro [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2008. 328 p.

MIRANDA, D. Porque os policiais se matam? Condições de vida, trabalho e saúde dos policiais militares do Rio de Janeiro. 146 ed. Rio de Janeiro: Mórula, 2016.

MYERS, N. L. Recovery’s Edge: an ethnography of mental health care and moral agency. Nashville, Tennessee: Vanderbilt University Press, 2015.

NUNES, Matheus; SOUZA, Leticia. Refazer sujeitos: uma etnografia sobre comunidades terapêuticas e seus objetivos. In: POLICARPO, Frederico; LABATE, Beatriz (Coord.) Drogas: perspectivas em ciências humanas. Rio de Janeiro, p.19-38, 2018.

POLICARPO, F. O consumo de drogas e os seus controles: uma perspectiva comparadaentre as cidades do Rio de Janeiro Brasil e São Francisco Estados Unidos. Rio de Janeiro:Editora Consequência, 2016.

SANDERS, J. M. Women in Narcotics Anonymous: Overcoming Stigma and Shame. New York: Palgrave Macmillan, 2014.

SANTOS, Maria Paula Gomes (Org.). Perfil das comunidades terapêuticas brasileiras. Brasília: Ipea, 2017. [Nota técnica, n. 21]

SCOTT, S. Total Institutions and Reinvented Identities. 1 ed. London: Palgrave Macmillan, 2011.

SOUZA, E.; SCHENKER, M.; CONSTANTINO, P.; CORREIA, B. Consumo de substâncias lícitas e ilícitas por policiais da cidade do Rio de Janeiro. In: Ciência e Saúde Coletiva, p.667-676, 2013.

Downloads

Publicado

18-02-2020

Como Citar

CRUZ, Fernanda Novaes. Uma luz no “fundo do poço”: uma análise das premissas do tratamento oferecido aos policiais militares “dependentes químicos” pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 172–187, 2020. DOI: 10.31060/rbsp.2020.v14.n1.1071. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/1071. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Sentidos do fazer judicial e policial: administração de conflitos e SJC