Segurança pública e a política de combate ao tráfico de drogas em São Paulo

Autores

  • Maria Gorete Marques de Jesus
  • Amanda Hildebrand Oi
  • Thiago Thadeu da Rocha
  • Pedro Lagatta

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2012.v6.n1.112

Palavras-chave:

Tráfico de drogas, Polícia, Seletividade, Justiça criminal, Política de segurança pública

Resumo

Este artigo apresenta um perfil dos casos de tráfico de drogas processados pela justiça criminal da cidade de São Paulo. Osdados, resultados da pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP), possibilitam que seja feita umaanálise sobre a atuação policial no combate ao tráfico de drogas, debatendo sobre a atual política de segurança públicaadotada em relação ao tema. Este texto não pretende esgotar a discussão sobre o tema, mas busca provocar reflexões,trazendo elementos para contribuir com o debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gorete Marques de Jesus

Maria Gorete Marques de Jesus é doutoranda e mestre em Sociologia pela USP e pesquisadora do NEV-USP.

Amanda Hildebrand Oi

Amanda Hildebrand Oi é especialista em Segurança Pública pela PUC/SP, bacharel em Direito pela PUC/SP, pesquisadora do NEVUSPe advogada.

Thiago Thadeu da Rocha

Thiago Thadeu da Rocha é graduado em Ciências Sociais pela USP e pesquisador do NEV-USP.

Pedro Lagatta

Pedro Lagatta é graduado em Psicologia pela USP e pesquisador do NEV-USP.

Referências

ADORNO, S. Exclusão socioeconômica e violência urbana. Sociologias, n. 8, p. 84-135, jul./dez. 2002.

BOITEUX, L. (Coord.). Tráfico de drogas e Constituição. Relatório de Pesquisa.Rio de Janeiro/Brasília: Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade de Brasília, 2009 (Série Pensando o Direito).

GARCIA, C. S. Os (des)caminhos da punição: a justiça penal e o tráfico de drogas. Tese (Mestrado). São Paulo, Faculdade de Fiolosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2005.

RAUPP, M. M. O seleto mundo da Justiça: análise de processos penais de tráficos de drogas. Tese (Mestrado). São Paulo, Faculdade de Fiolosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2005.

TELLES, V. Pobreza e cidadania. São Paulo: USP, Curso de Pós Graduação em Sociologia: Ed. 34, 2001.

ZALUAR, A. Integração perversa: pobreza e tráfico de drogas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

TEIXEIRA, A. Do sujeito de direito ao Estado de exceção: o percurso contemporâneodo sistema penitenciário brasileiro. Tese (Doutorado). São Paulo, Faculdade de Fiolosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2006.

MINGARDI, G. O Estado e o crime organizado. São Paulo: IBCCrim, 1998.

MINGARDI, G.; GOULART, S. As drogas ilícitas em São Paulo: o caso da Cracolandia. Revista ILANUD, n. 15, 2001.

MISSE, M. Ligações perigosas: mercado informal ilegal, narcotráfico e violência no Rio de Janeiro. Contemporaneidades e Educação, v. 1, n. 2, p. 93-116, 1997.

MISSE, M. O movimento: a constituição e reprodução das redes do mercado informal ilegal de drogas a varejo no Rio de Janeiro e seus efeitos de violência. In: BAPTISTA, M.; CRUZ, M. S.; MATIAS, R. Drogas e pós-modernidade: faces de um tema proscrito. Rio de Janeiro: UERJ, v. 2, 2003, p.147-156.

FORTE, F. A. de P. Racionalidade e legitimidade da política de repressão ao tráfico de drogas: uma provocação necessária. Estudos Avançados, v. 21, n. 61, p. 193-208, 2007.

Downloads

Publicado

01-03-2012

Como Citar

GORETE MARQUES DE JESUS, Maria; HILDEBRAND OI, Amanda; THADEU DA ROCHA, Thiago; LAGATTA, Pedro. Segurança pública e a política de combate ao tráfico de drogas em São Paulo. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 104–117, 2012. DOI: 10.31060/rbsp.2012.v6.n1.112. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/112. Acesso em: 25 abr. 2024.