Os indicadores-chave de desempenho como aliados da análise criminal

Autores

  • Bilmar Angelis de Almeida Ferreira
  • André Di Lauro Rigueira

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2013.v7.n2.312

Palavras-chave:

Análise criminal, Indicadores de desempenho, Criminalidade, Aplicação da lei.

Resumo

A análise criminal, apesar de bastante difundida em vários países e ter uma história que ultrapassa os 170 anos, somente agora começa a ser difundida e utilizada no Brasil. Como uma matéria que encontra enorme apelo, por se tratar-se de questão que afeta o cotidiano das pessoas, o tema ganha a cada dia mais força, principalmente junto às instituições policiais que já assumiram o compromisso de atender à sociedade com excelência. Dentro desta ótica, a busca por maximizar os resultados torna-se uma constante e, neste cenário, surgem os indicadores de desempenho como um mecanismo de monitoramento de resultados e de melhoria de gestão. A despeito de seu enfoque meramente gerencial, o presente artigo procura mostrar de que forma esses indicadores, e principalmente as ferramentas e técnicas utilizadas para prover esse monitoramento, podem se associar à atividade de análise criminal, potencializando seus resultados, especialmente no aspecto preventivo, contribuindo assim para a redução da criminalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bilmar Angelis de Almeida Ferreira

Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação (Universidade Católica de Brasília), Pós-Graduado em em Gestão de Segurança Pública (Academia de Polícia Militar de Brasília) e em Direito Público (Instituto Processus); Especialista em Análise e Projeto de Sistemas e Tecnologia da Informação, Graduado pelo Curso de Formação de Oficiais (CFO) (Academia de Polícia Militar de Brasília) e Bacharel em Direito (Instituto Processus). Atua como Oficial da PMDF e como docente de ensino superior na Universidade Católica de Brasília e no Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP).

André Di Lauro Rigueira

Pós-graduado em Análise Criminal pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduado em Segurança Pública Policiais pela Academia de Polícia Militar de Brasília. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília e graduado pelo Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar de Brasília. Atua profissionalmente como Oficial da Polícia Militar do Distrito Federal.

Referências

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Guia referencial para medição de desempenho e manual para construção de indicadores. Produto 4. Brasília, DF, 2009.

BRASIL. Decreto n. 5.378 de 23 de fevereiro de 2005. Institui o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA e o Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. Diário Oficial da União, Brasília, seção I, p. 2, 24 fev. 2005.

BRUCE, C. W. Fundamentals of crime analysis. Massachussets, 2005.

BUSINESS INTELLIGENCE CENTRE. Understand the difference between balanced scorecard and dashboard.

ECKERSON, W. Performance dashboards: measuring, monitoring, and managing your business. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., Hoboken, 2011.

FUNDACION PAZ CIUDADANA. Análisis delictual: enfoque y metodologia para la reducción del delito. Santiago, 2010.

INTERNATIONAL ASSOCIATION OF CRIME ANALYSTS. What is crime analysis. Kansas, 2011.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. The balanced scorecard: translating strategy into action. Boston: Harvard Business Press, 1996.

LIMA, E. B. Elaboração de um sistema de indicadores de desempenho para o centro de operações policiais militares – Copom/PMGO. Campinas, 2004.

MASSACHUSETTS ASSOCIATION OF CRIME ANALYSTS. What is crime analysis. Massachusetts, 2005.

MILLER, S. Balanced scorecard vs. KPI. 2007.

MIRANDA, A. P. M. de et al. A análise criminal e o planejamento operacional. Rio de Janeiro, 2008.

ROZADOS, H. B. F. Uso de indicadores na gestão de recursos de informação. Campinas, 2005.

SÃO PAULO. Ministério Público do Estado de São Paulo. Análise criminal.

SILVA, H. S. A. da; CARMO, R. I. de S. S. Indicadores científicos para a Polícia Militar: homicídios por número de habitantes na cidade de Goiânia. Goiânia, 2008.

SOFTEXPERT. BSC, balanced scorecard (business).

SOUZA, N. G. et al. A analise criminal como instrumento da gestão integrada da segurança pública. Curso de Inteligência de Segurança Pública. Recife, 2005. Mimeografado.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA. UCB Virtual. Curso de pós-graduação lato sensu em análise criminal. UEA − Introdução à análise criminal. 2010.

Downloads

Publicado

01-09-2013

Como Citar

ANGELIS DE ALMEIDA FERREIRA, Bilmar; DI LAURO RIGUEIRA, André. Os indicadores-chave de desempenho como aliados da análise criminal. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 68–88, 2013. DOI: 10.31060/rbsp.2013.v7.n2.312. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/312. Acesso em: 19 abr. 2024.