Quando as percepções (re) configuram as periferias urbanas: os espaços do crime e os espaços do medo sob a ótica dos moradores do bairro Nossa Senhora da Apresentação – Natal/RN

Autores

  • Caio Cézar Gabriel e Silva

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2014.v8.n2.388

Palavras-chave:

Percepções. Violência. Segregação. Periferia.

Resumo

O Nossa Senhora da Apresentação, situado na região administrativa Norte da cidade de Natal, é considerado um bairro periférico. Possui extensões territoriais e demográficas significativas, sendo considerado o maior bairro da capital e de sua Região Metropolitana. O bairro constitui-se como um espaço urbano que concentra sérios contrastes sociais, econômicos e estruturais, que passam a ser externados através de problemas locais, como o da violência, fazendo com que o bairro estatisticamente ocupe a liderança nas taxas de homicídios da capital. O presente trabalho, partindo da análise empírica de três espaços distintos no interior do bairro, tem como objetivo principal analisar como os atores sociais que compõem o cotidiano do Nossa Senhora da Apresentação tecem a imagem do bairro por meio das percepções da segregação e da violência, uma vez que estas duas não são dissociadas no discurso dos moradores. O trabalho traz como principal contribuição a análise dos impactos desses olhares, que ficam evidentes na formação de estigmas sociais reproduzidos no interior do bairro, na fragmentação do tecido social e espacial e na formação de espaços pobres e elitizados no interior da comunidade abordada, confirmando a
hipótese de que estamos diante de uma Nova Periferia urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Cézar Gabriel e Silva

Graduado em História-Licenciatura pela UFRN. Possui mestrado em Estudos Urbanos e Regionais pela mesma instituição de ensino. Especializando em Ciências Criminais pela PUC-Minas e graduando em Direito pela UERN. Possui experiência na docência superior, com passagem pelo departamento de História da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, bem como lecionou Gestão Pública e Gestão Ambiental em instituições privadas de ensino superior. Atualmente é professor do Departamento de Gestão em Politicas Públicas pela UERN.

Referências

COIMBRA, Cecília. Operação Rio: O Mito das Classes Perigosas: Um estudo sobre a Violência Urbana, a Midia Impressa e os discursos de Segurança Pública. Rio De Janeiro: Oficina do Autor; Niterói: Intertexto, 2001, 276 p.

COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: Introdução a Ciência da Sociedade. 3ª Ed. Revisada e ampliada. São Paulo: Moderna, 2005.

FELTRAN, Gabriel de Santis. Fronteiras de Tensão: Política e Violência nas Periferias de São Paulo. São Paulo: editora Unesp: CEM: Cebrap, 2011, 376 p.

FELTRAN, Gabriel de Santis. Trabalhadores e bandidos: categorias de nomeação, significados políticos. Temáticas (Unicamp), ano15, p.11-50, 2008.

FRAGA, Paulo Denisar. Violência: Forma de Dilaceramento do ser Social. In: Revista Serviço Social e Sociedade. Ano XXIII, n. 70, junho de 2002.

GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

GONÇALVES, Alfredo José. Migrações Internas: Evoluções e Desafios. In: Revista Estudos Avançados. Ano 15, n. 43, 2001.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vertice, 1990.

LAGO, Luciano Correa do. Desigualdades e Segregação na Metrópole: Rio de Janeiro em Tempos de Crise. RJ: REVAN. Fase, 2000, 240 p.Moradores do Parque dos Coqueiros denunciam a ocupação ilegal de terreno no bairro: Comunidade espera que o terreno seja utilizado para construção de uma universidade

PERES, Maria Fernanda Tourinho; CARDIA, Nanci; MESQUITA, Neto P; SANTOS PC; ADORNO, Sergio. Homicídios, desenvolvimento socioeconômico e violência policial no Município de São Paulo, Brasil. Rev. Panam Salud Publica. 2008; 23(4): 268-76.

PORTO, Maria Stela Grossi. Violência: Entre a Inclusão e a Exclusão Social. In: Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 12(1): 187-200, maio de 2000.

SILVA, Alexsandro Ferreira Cardoso da. Depois das Fronteiras: A formação dos espaços de pobreza na periferia Norte de Natal – RN. Dissertação de Mestrado: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – UFRN, 2003.

Silva, Caio Cezar Gabriel e. A confluência dos olhares: compreendendo o bairro Nossa Senhora da Apresentação – Natal/RN – a partir da percepção popular da segregação e da violência. Dissertação de Mestrado: Programa Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais – UFRN, 2012.

Downloads

Publicado

22-09-2014

Como Citar

SILVA, Caio Cézar Gabriel e. Quando as percepções (re) configuram as periferias urbanas: os espaços do crime e os espaços do medo sob a ótica dos moradores do bairro Nossa Senhora da Apresentação – Natal/RN. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 66–83, 2014. DOI: 10.31060/rbsp.2014.v8.n2.388. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/388. Acesso em: 29 mar. 2024.