v. 5 n. 2 (2011): Revista Brasileira de Segurança Pública 9

					Visualizar v. 5 n. 2 (2011): Revista Brasileira de Segurança Pública 9

O número 9 da Revista Brasileira de Segurança Pública, ora publicado, reúne um conjunto muito robusto de artigos e que traduz o esforço de produção científica sobre o tema. Os textos discutem aspectos centrais do debate acerca da segurança pública e, sobretudo, destacam a importância da informação e do conhecimento na conformação de uma agenda democrática capaz de associar a área como um pressuposto para o desenvolvimento pacífico e sustentável do país e dos seus cidadãos.

Nesse processo, chamamos atenção para ambicioso Termo de Parceria com o Ministério da Justiça, cujos recursos ajudaram a viabilizar esse volume. Por meio deste Termo, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública está produzindo diagnósticos e sistematizações sobre diferentes dimensões da Política Nacional de Segurança Pública e objetiva subsidiar o Ministério no aprimoramento de suas ações. Entre tais dimensões, sem dúvida, encontra-se o recente movimento, inaugurado pela 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, realizada em 2010, e que fomentou o adensamento de redes e dos seus espaços de debates. Por essa razão, esse é o tema do último texto da seção de artigos e que, em maior ou menor grau, pode ser considerado como emblemático do momento histórico e político vivido pelo setor.

Enfim, momento este que também dá contexto a diversos outros artigos da RBSP 9 e que, portanto, realça o acerto da aposta na criação de um periódico científico dedicado a disseminar discussões inéditas e de qualidade sobre segurança pública. Esperamos que os artigos despertem a reflexão e suscitem/provoquem pesquisas e políticas públicas.

Boa leitura!

Publicado: 24-09-2012

Edição completa

Artigos

Depoimentos