v. 4 n. 2 (2010): Revista Brasileira de Segurança Pública 7

					Visualizar v. 4 n. 2 (2010): Revista Brasileira de Segurança Pública 7
O lançamento do número 7 da Revista Brasileira de Segurança Pública, com o apoio do Open Society Institute – OSI, ocorre agora em agosto de 2010 ao mesmo tempo em que, em mais um ciclo eleitoral, o Brasil retoma o vigor do debate sobre as principais questões da área e sobre os rumos e sentidos das políticas públicas.

Nessa perspectiva, além de se consolidar como um espaço de rigor científico e reflexão acadêmica, essa oportunidade abre a possibilidade da RBSP também vir se somar ao esforço que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública faz na defesa de canais de disseminação e intercâmbio de referências técnicas ao debate sobre Segurança Pública. Para o FBSP, faz-se necessário articular as dimensões política e técnica no aumento da eficiência das políticas. Para tanto, acredita que a geração de conhecimento é uma das estratégias para atingir tal objetivo.

A RBSP 7 reuniu, por conseguinte, artigos, relatos e entrevistas que buscam recuperar, analítica e historicamente, linhas de ação e agendas políticas que marcaram o campo no país e que podem ilustrar caminhos e limites para a pesquisa e estudo da segurança pública.

Paralelamente, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública reformulou sua página na Internet, iniciou a produção da próxima edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, concluiu uma série de estudos sobre juventude e violência e, em particular, deve lançar uma publicação especial com a síntese de um amplo processo de escuta de seus associados que, com apoio da Fundação Ford, recebeu o nome de “Fórum de Diálogos em Segurança Pública”.

Tal processo buscou mapear os principais pontos de agenda da área e não se constitui num programa de ação acabado. Mais do que defender posições, o esforço foi o de mapear temas, prioridades e consensos existentes, na idéia de contribuir para qualificar o debate. A expectativa é que, a partir de uma massa crescente de dados, informações e referências que têm sido colocadas à disposição por diferentes instituições, pesquisadores sintam-se motivados, entre outros, em produzir novas análises e artigos para RBSP e para outras publicações.
Publicado: 24-09-2012

Edição completa