O ovo ou a galinha? Violências nas escolas e comunidades
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2019.v13.n2.958Palavras-chave:
Violência escolar, Exclusão social, EducaçãoResumo
Este trabalho apresenta realidades da violência escolar, esmiuçando processos para além de dados estatísticos de amplas pesquisas, cujos resultados, por si, já são alarmantes com relação ao que tem ocorrido em ambientes escolares e fora deles. Para tanto, apresenta dois estudos de caso, os quais evidenciam, por exemplo, a presença de estudantes consumidores de drogas, por vezes, pequenos traficantes, e uma pesquisa bibliográfica com artigos e teses, a qual confirma que soluções simples e sem alto custo, quando aprofundadas, podem reduzir as violências na escola, à escola e da escola. O trabalho faz um balanço dos estudos identificados e extrai sugestões práticas. Deixa a mensagem de que em suas várias formas de se inserir no contexto social, a escola não pode ser responsabilizada pelo fim da vulnerabilidade social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Segurança Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.