Dinâmicas dos homicídios em Porto Alegre:
discursos e interpretações sobre a violência letal
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2020.v14.n2.1047Palavras-chave:
homicídios dolosos, violência letal, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.Resumo
O trabalho tem por objetivo apresentar uma análise sociológica da violência letal na capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, com base em um amplo conjunto de dados secundários e de entrevistas realizadas com profissionais do sistema judiciário e de segurança pública. O trabalho apresenta dados parciais de pesquisa realizada nos três estados da Região Sul, em seis municípios, com financiamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública, de natureza qualitativa, envolvendo a realização de 90 entrevistas semi-estruturadas com profissionais da segurança pública, gestores e operadores do sistema de justiça, além de lideranças comunitárias, jornalistas especializados na cobertura de ocorrências policiais, juízes, promotores, delegados da polícia civil e oficiais das polícias militares. Com base nas percepções dos atores sociais entrevistados, procuramos compreender as dinâmicas dos homicídios relacionados aos conflitos entre as principais facções criminosas que disputam o controle do tráfico de drogas em Porto Alegre e as diferentes formas como esses conflitos são compreendidos pelos agentes que operam nos sistemas de justiça e de segurança pública. Uma das hipóteses é que o entendimento do que são as motivações para a maioria dos homicídios dolosos se confunde com os fatores causais, obscurecendo a compreensão da complexidade dos fatores sociais envolvidos na escalada da violência no sul do Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade
Ao submeter o texto, o autor deve assinar a declaração de responsabilidade, disponível no próprio sistema. Nela, o autor deve concordar com as seguintes afirmativas:
a) Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores;
b) Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
No caso de artigos com mais de um autor, a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo exemplificado:
a) Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
b) Contribuí significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
c) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.
Transferência de Direitos Autorais
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os autores devem assinar a declaração de transferência de direitos autorais e submetê-la, via sistema, assim como outros documentos. Nesta declaração, o autor deve dizer expressamente que:
- Declara que concorda que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Brasileira de Segurança Pública, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, constar o devido agradecimento à Revista Brasileira de Segurança Pública.