Fluxo do processo editorial

O fluxo editorial da RBSP é composto por seis etapas, a saber:

Etapa 1: Aceite da submissão do texto pelos editores. Os trabalhos enviados serão apreciados pela comissão editorial (em até 30 dias) para verificar eventual plágio, por meio de um software livre, e adequação do artigo à política editorial, ao Código de Ética e às normas de submissão. Caso o texto seja aprovado nesta primeira fase, ele será encaminhado para avaliação dos pareceristas ad hoc que demonstram expertise no campo.

Etapa 2: Encaminhamento aos pareceristas. Consiste no convite a dois especialistas na área, com titulação necessária à revisão por pares, para emitir o parecer sobre o artigo. Cada parecerista tem, em média, 60 dias para verificar a pertinência do artigo à política editorial, à adequação teórico-metodológica do texto com relação aos objetivos propostos e à contribuição dos resultados para a área de segurança pública. Os pareceres podem: (a) indicar a publicação sem revisão; (b) indicar a publicação, desde que sejam feitas revisões; (c) submeter novamente para a avaliação do parecerista, após a realização das mudanças solicitadas; ou (d)  rejeitar o texto para a publicação.

Etapa 3: Revisão do manuscrito. Envio dos pareceres emitidos aos autores para que o texto seja adequado, caso necessário,  no prazo estabelecido pelos editores (em média, 45 dias). A RBSP se reserva o direito de rejeitar textos cujas mudanças não forem encaminhadas no prazo estabelecido.

Etapa 4: Aceite para publicação. Envio do texto revisto pelos autores aos editores para confirmação de que as mudanças sugeridas pelos pareceristas foram adequadamente incorporadas no texto, autorizando sua inserção em um próximo número da revista. Caso o texto tenha recebido a recomendação de “submeter novamente para avaliação”, encaminha-se, novamente, aos pareceristas originais, para que verifiquem a adequação das mudanças. Podem ser solicitadas outras mudanças nesta fase, o que significa retorno do texto aos autores para nova adequação e, por isso, esta etapa tem duração de, em média, 60 dias. Os editores se reservam o direito de rejeitar aqueles manuscritos que não se adequarem às solicitações dos pareceristas.

Etapa 5: Revisão para publicação: Encaminhamento, pelos editores, do texto aceito para revisão ortográfica, gramatical e estilística. Os textos, já revisados, passarão por aprovação dos autores antes da publicação. Caso os autores não respondam às sugestões dos revisores dentro do prazo estipulado, as sugestões serão consideradas aceitas. A revisão visa assegurar a compreensibilidade e qualidade formal dos artigos veiculados na Revista. A comissão editorial se reserva o direito de não publicar artigos cuja reformulação desconsidere as sugestões do(a) corretor(a) sem justificação razoável.

Etapa 6: Publicação do manuscrito, no site da RBSP.

Com essas medidas, esperamos que todo o processo entre a submissão e a publicação do texto na RBSP seja de, em média, 180 dias, ou seja, seis meses.

 

Responsabilidades

Toda a equipe editorial, autores e avaliadores, devem estar em conformidade com o Código de Ética da RBSP. Ademais, há responsabilidades específicas de cada cargo, as quais devem ser cumpridas e estão descritas abaixo.

                Responsabilidade do(a) Editor(a)

O editor é responsável pela documentação científica e disseminação do conhecimento, atividades relativas ao processo editorial. Além disso, cabe ao editor verificar se os artigos submetidos estão de acordo com às  normas editoriais e à política editorial, respeitando o escopo da RBSP. Ademais, o editor se responsabiliza pelo tratamento igualitário dos trabalhos submetidos, com proteção à propriedade intelectual, dos direitos dos autores e do respeito ao Código de Ética.

                  Responsabilidade do(a) Editor(a) Assistente

O editor assistente tem como função auxiliar as atividades do Editor, assim como assessorar as produções editoriais realizadas pela Revista Brasileira de Segurança Pública.

                  Responsabilidade dos(das) Assistentes Editoriais

Os assistentes editoriais colaboram na edição da revista, assim como no processo administrativo da avaliação. O suporte para os editores e para os editores assistentes também é parte das funções requeridas.

                  Responsabilidade do Conselho Editorial

O conselho editorial deve contribuir com a Revista na formulação da política editorial, o que inclui a seleção dos editores assistentes, a indicação de pareceristas e a organização de dossiês, que possam contribuir para maior reconhecimento da RBSP entre os pares.

                 Responsabilidade do(a) Autor(a)

Cabe ao autor responder às mensagens encaminhadas pelo editor, ceder os dados usados na publicação, caso seja solicitado por pareceristas, informar sobre a sua participação na elaboração do texto e também se retratar caso exista algum equívoco na análise encaminhada à RBSP.

                 Responsabilidades dos avaliadores

A qualidade dos artigos publicados na RBSP é garantida pela avaliação por pares feitas de forma criteriosa e profissional pelos pareceristas cadastrados em nossa base de dados. Assim, as responsabilidades dos pareceristas são: manter o contato atualizado no sistema da RBSP; responder às mensagens encaminhadas pelas editoras (inclusive, indicando a não disponibilidade para avaliação); rigor na revisão do texto encaminhado; sigilo do material revisto enquanto ele não for publicado; envio do parecer no prazo estipulado pela Revista, de forma a não atrasar o fluxo editorial. Logo, os pareceristas devem prezar pela conduta ética e pela pronta resposta às mensagens enviadas pelas editoras.