Dúvidas Frequentes
Prezados leitores e autores,
A RBSP disponibiliza em sua página todas as informações necessárias aos processo de publicação e avaliação de textos. Entretanto, devido ao grande número de informações referentes ao processo, entendemos que muitas vezes, as questões editoriais envolvidos na publicação podem gerar dúvidas por parte dos autores, revisores e demais envolvidos no processo.
Com o objetivo de esclarecer essas questões e melhorar a compreensão acerca dos processos editoriais da revista, apresentamos a seguir algumas informações relevantes que podem ser úteis para todos aqueles que estão envolvidos nesse processo. Esta página estará em constante construção e abordará as dúvidas que mais recebemos via email e redes sociais.
Ademais, gostaríamos de solicitar a colaboração de todos no sentido de contatar a equipe técnica da revista através do email mencionado abaixo, para quaisquer dúvidas gerais ou problemas técnicos relacionados ao sistema. A fim de agilizar o processo de atendimento, pedimos que evitem enviar dúvidas sobre submissões, tempo/previsão de publicação e arquivos para o email da Editora Chefe da revista, pois essas questões podem ser encaminhadas ao email geral (revista@forumseguranca.org.br) e serão respondidas mais rapidamente pela equipe técnica.
Ressaltamos também que o envio de arquivos ao longo do fluxo editorial deve ser realizado exclusivamente pelo sistema, exceto em casos em que o mesmo apresente instabilidades. Caso a questão seja de necessária atenção da editora chefe, solicitamos que incluam ambos os assistentes técnicos em cópia para uma maior agilidade na resolução dos problemas.
Agradecemos a atenção de todos e estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Contato Principal: revista@forumseguranca.org.br
Contato Assistentes Técnicos:
Caio Morais: csena@forumseguranca.org.br
Lorraine Moia: lmoia@forumseguranca.org.br
Dúvidas frequentes:
Chamadas para publicação e Fluxo Contínuo
A RBSP é um periódico de fluxo contínuo. Deste modo, é possível submeter trabalhos para publicação a qualquer momento do ano. Ressaltamos que não é necessário esperar chamadas para publicação caso deseje submeter o seu trabalho ao fluxo regular da RBSP.
As chamadas para publicação ocorrem quando a revista decide realizar edições especiais ou dossiês. Nesses casos específicos as chamadas serão publicadas na página principal do nosso site, assim como, divulgadas em nossas redes sociais. O cronograma e informações referentes aos dossiês e edições especiais serão divulgados junto com as demais informações pertinentes como o tema, organizadores, editor convidado, entre outros.
Para mais informações consultar a aba de Fluxo Editorial, localizada na parte superior de nosso site.
Propostas de Dossiês e Edições Especiais
Informamos que não há abertura de edital para este fim. Deste modo, as propostas podem ser submetida via e-mail, constando com as informações pertinentes descritas abaixo. Após recebermos sua proposta, nossa equipe irá discutir a possibilidade de realização em uma reunião de equipe e a decisão final será comunidada ao proponente o mais rápido possível.
1 - Breve descrição sobre o tema a ser abordado e pertinência do mesmo para publicação na RBSP;
2 - Equipe Organizadora constando nome completo, email, Lattes/Orcid e instituição vinculada de cada um dos participantes;
3 - Definição de um Editor Chefe que será resposável pelo fluxo editorial dos textos.
Transferência de direitos autorais
Informamos que a declaração transferência e direitos autorais será enviada aos autores e responsáveis pelo texto apenas em caso de aprovação do artigo para publicação. Após a decisão editorial favorável, os autores serão notificados e receberão o documento para assinatura. É importante ressaltar que a declaração de transferência de direitos autorais deverá ser assinada pelos autores e submetida via sistema, juntamente com outros documentos necessários. Essa etapa faz parte do processo de publicação e é essencial para garantir a integridade dos direitos autorais e a conformidade com as políticas editoriais da revista.
Declaração de responsabilidade
Informamos que a declaração de responsabilidade é aceita durante a própria submissão do texto; ao selecionar que concorda em cumprir os termos ao final do preenchimento da página de início. Os termos que compõem a declaração estão indicados nesta mesma página, não sendo necessário o envio de um arquivo separado à equipe da revista.
Orcid
A fim de cumprir com as diretrizes de publicação da RBSP, solicitamos que todos os autores do texto realizem o cadastro na plataforma Orcid e autentiquem seus usuários por meio do sistema da revista. A autenticação é obrigatória para que o texto seja publicado.
Ao preencher os dados dos autores e co-autores a opção de vinculação Orcid aparecerá ao lado do local de preenchimento de Dados Complementares. Chamamos a atenção para que o Orcid não seja inserido nesta aba pois a autenticação é feita por meio do link que direciona à própia pagina Orcid.
Caso o Orcid não seja cadastrado durante o processo de submissão, a equipe técnica da revista entrará em contato via sistema/email para solicitar a autenticação.
A seguinte mensagem será enviada:
Prezado(a),
Você foi listado como autor na submissão do manuscrito "XXX" to Revista Brasileira de Segurança Pública.
Permita-nos adicionar seu ID do ORCID a essa submissão e também adicioná-lo ao seu perfil do ORCID na publicação. Visite o link para o site oficial do ORCID, faça o login com seu perfil e autorize o acesso seguindo as instruções. Registre ou conecte seu ORCID ID
Mais sobre o ORCID em Revista Brasileira de Segurança Pública
Informamos que o link para a realização do registro expira depois de determinado tempo. Deste modo caso apareça a mensagem dizendo que o link está expirado, solicitamos que contatem a nossa equipe técnica via sistema/email para o envio de um novo link.
Caso hajam dúvidas sobre o processo de autenticação, favor consultar a equipe técnica nos emails mencionados anteriormente.
Gostaríamos de informar que, ao realizar as revisões, os arquivos atualizados deverão ser enviados no sistema, abrindo a submissão, clicando em Enviar arquivo, na seção de Revisões, não sendo aceitos envios por e-email. Antes de enviá-los de volta ao processo editorial de avaliação, é necessário evidenciar as alterações feitas utilizando o marcador de correções do Word. Dessa forma, é importante que as modificações sejam indicadas no texto, mostrando tanto o trecho original quanto o trecho alterado.
Recomendamos que utilizem o marcador de correções do Word ao fazer as alterações desejadas. Além disso, é fundamental que todas as correções sejam destacadas no corpo do texto, especificando o que foi modificado, como estava originalmente escrito e qual a alteração realizada.
A seguir, apresentamos exemplos para ilustrar melhor a questão das correções. Conforme demonstrado ao lado, a palavra "violência" foi excluída e substituída por "crime", marcada em vermelho no corpo do texto. Solicitamos, portanto, que as alterações sejam retornadas ao sistema seguindo esse padrão.
Agradecemos a compreensão e nos disponibilizamos para sanar quaisquer dúvidas vias os canais de contato.