Criminosos em série

análise conceitual e perfil atuante em Belo Horizonte

  • Antonio Hot Pereira de Faria Polícia Militar de Minas Gerais/ Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Alexandre Magno Alves Diniz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-5649-7736
Palavras-chave: Criminoso em série, Crime em série, Criminoso Habitual, Carreira Criminal, Criminoso Profissional

Resumo

O presente trabalho propõe-se a dois objetivos principais. Primeiro, realiza uma abordagem conceitual do gênero dos criminosos em série. Em um segundo momento, apresenta resultados empíricos sobre a atuação de criminosos em série em Belo Horizonte (MG), no período de 2011 a 2013. A metodologia contou em sua primeira etapa com revisão teórica sobre a temática de criminosos em série e conceitos relacionados. Na segunda etapa, foi realizada análise de ocorrências policiais envolvendo essa modalidade de infrator. Os resultados apontam entre os criminosos em série um perfil com predominância de jovens pardos (18 a 25 anos de idade), do gênero masculino, oriundos da capital mineira, de baixa escolaridade, e que possuem ocupações profissionais de menor status social. Os eventos perpetrados indicam que não há especialidade na atuação dos infratores, o que afasta a característica de profissionalismo, o que permite inferir que se amoldam nas noções encontradas na literatura como infratores crônicos/habituais.

Biografia do Autor

Antonio Hot Pereira de Faria, Polícia Militar de Minas Gerais/ Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Bacharel em Ciências Militares - Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (2007), Química - Universidade Federal de Minas Gerias (2009), Mestre em Administração - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2012), Doutor em Geografia: tratamento da informação espacial - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018). Capitão da Polícia Militar de Minas, Comandante de Companhia ROTAM, professor e pesquisador da Academia de Polícia Militar.
Alexandre Magno Alves Diniz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Possui Graduação em Publicidade e Propaganda pela PUCMinas (1990), Mestrado em Geografia - Kansas State University (EUA) (1994), Doutorado em Geografia - Arizona State University (EUA) (2002) e Pós-Doutorado em Geografia - McGill University (2009). Professor adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUCMinas.
Publicado
2019-09-20