Os Determinantes Socioeconômicos da Criminalidade no Brasil
o papel das externalidades e heterogeneidades espaciais
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2020.v14.n2.1091Palavras-chave:
Criminalidade; Homicídio; Programa Bolsa Família; Econometria Espacial.Resumo
O presente trabalho objetivou perscrutar os determinantes do crime nos 5.565 municípios do Brasil, com especial enfoque para o impacto do programa Bolsa Família. Verificou-se a presença de dependência e heterogeneidade espacial, por isso foram utilizados modelos espaciais com regimes: Norte (NO), Nordeste (NE), Sudeste (SE), Sul (SU) e Centro-Oeste (CO). O tamanho da população é importante para explicar o crime em todos os regimes enquanto que a densidade demográfica é significativa apenas para o NE e CO. O Fator econômico-educacional e de desorganização social, construídos com análise fatorial, também foram significativos para todas as regiões, com exceção do NO para o último. O primeiro apresentou coeficientes com sinais e magnitudes diferentes a depender da região enquanto a desorganização social é indutora de criminalidade em todas as localidades. A desigualdade social é significante apenas no Sul do país. O programa Bolsa Família se mostrou significativa para o NE, NO e CO. Nas duas últimas, o programa inibe a criminalidade, enquanto que no Nordeste esse efeito é inverso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade
Ao submeter o texto, o autor deve assinar a declaração de responsabilidade, disponível no próprio sistema. Nela, o autor deve concordar com as seguintes afirmativas:
a) Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores;
b) Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
No caso de artigos com mais de um autor, a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme abaixo exemplificado:
a) Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação dos dados;
b) Contribuí significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo;
c) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.
Transferência de Direitos Autorais
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os autores devem assinar a declaração de transferência de direitos autorais e submetê-la, via sistema, assim como outros documentos. Nesta declaração, o autor deve dizer expressamente que:
- Declara que concorda que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Brasileira de Segurança Pública, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, constar o devido agradecimento à Revista Brasileira de Segurança Pública.