A formação policial para além da técnica profissional: reflexões sobre uma formação humana

  • Benôni Cavalcanti Pereira
  • José Policarpo Junior
Palavras-chave: Formação policial, Segurança pública, Educação, Formação humana

Resumo

Neste artigo pretende-se discorrer sobre a formação policial a partir da reflexão de uma perspectiva mais humanizadora dotreinamento deste profissional de segurança pública, buscando analisar brevemente alguns recentes contributos acerca dotrabalho da polícia na atual conjuntura social, diante dos diálogos realizados a respeito da educação e espiritualidade, alvode debate no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, ao longo dos últimos anos no respectivo núcleode estudo. Para tanto, serão discutidos, inicialmente, os aspectos envolvidos na formação e treinamento policial para, emseguida, dialogar com os pesquisadores que realizaram significativo debate da temática educação e espiritualidade. Ao final,defende-se a ideia de que é necessária uma discussão sobre a incorporação de práticas de reflexão e exercício de meditaçãona formação do profissional de segurança pública, visando uma formação humana para possibilitá-los avançar na percepçãode seu verdadeiro papel, na sociedade, no desenvolvimento do trabalho da polícia enquanto sujeito da ação, a partir dopressuposto do respeito ao outro e de sua integridade também enquanto sujeito.

Biografia do Autor

Benôni Cavalcanti Pereira
Benôni Cavalcanti Pereira é mestrando em Educação na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e especialista em Formaçãode Educadores e Políticas Públicas de Segurança. Oficial da Polícia Militar de Pernambuco, professor associado da UFPE e instrutorna área militar.
José Policarpo Junior
José Policarpo Junior é doutor em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP, e mestreem Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor associado da UFPE.