O problema da (in)segurança pública: refletindo acerca do papel do Estado e de possibilidades de soluções localizadas e participativas

Autores

  • Vânia Aparecida Rezende de Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • Dany Flávio Tonelli Universidade Federal de Lavras
  • José Roberto Pereira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2013.v7.n1.202

Palavras-chave:

Segurança pública, Papel do Estado, Participação.

Resumo

Os altos índices de criminalidade e a ineficiência na promoção de soluções mais adequadas mostram que a segurança pública tem se tornado um grave problema social urbano do Estado. O fato de a responsabilidade da gestão da segurança pública estar preponderantemente sob a égide das instâncias federal e estadual passou a ser questionado e a importância do papel dos municípios passou a ser ressaltada no que se refere ao combate à criminalidade e à violência. Nesse sentido, novos formatos organizacionais e institucionais surgem imbuídos de uma nova concepção de segurança pública. Este artigo objetiva problematizar como no Brasil a segurança pública deixou de ser um problema de polícia para se tornar uma questão de políti-cas sociais, explorando o papel, os limites e as possibilidades de atuação do Estado. Para dar conta desse objetivo, o trabalho fundamentou-se em ideias e conceitos gerais de três grandes autores clássicos: Hobbes, Rousseau e Locke. Ao explorar esse cenário, percebeu-se a necessidade de profundas transformações. Foram sugeridas algumas possibilidades de organização que priorizam a participação popular no planejamento e acompanhamento da segurança pública. O debate sobre as formas demo-cráticas de instituições que viabilizem a participação social contra a criminalidade nos municípios, promovendo o reencontro do Estado com o cidadão, deve ser ainda fomentado. Consideramos que é nesse âmbito que poderão ser encontradas soluções adequadas e consistentes para os problemas de (in)segurança pública no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Aparecida Rezende de Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Doutoranda e mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) e graduada em Administração pela Universidade Federal de São João Del Rei. Atuado nas linhas de pesquisas referentes à administração pública com ênfase em gestão social, participação e segurança pública.

Dany Flávio Tonelli, Universidade Federal de Lavras

Doutorando, mestre e graduado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). Professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (Unifal – MG) e pesquisador do grupo de estudos Sociedade, Estado e Gestão Pública (Se-gep).

José Roberto Pereira, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília, mestre em Administração e graduado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). Professor associado II da Universidade Federal de Lavras, líder do grupo de pesquisa em Administração Pública e Gestão Social e coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – Incubacoop – Ufla.

Referências

ALVES SOBRINHO, E. J.; INOJOSA, R. M. Gestão social nos municípios: a violência e a cultura de paz. Revista de Administração Pública, v. 39, n. 2, p. 279-295, mar./abr. 2005.

BAILEY, D. Entrevista concedida a Elizabeth Leeds. Revista Brasileira de Segurança Pública, ano 1, ed. 1, p.120-129, 2007.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada e divulgada em 05-10-1988. Rio de Janeiro, 1998.

COSTA, A.; GROSSI, B. Relações intergovernamentais e segurança pública: uma análise do Fundo Nacional de Segurança Pública. Revista Brasileira de Segurança Pública, ano 1, ed. 1, p. 6-20, 2007.

FREY, K.; CZAJKOWSKI JR., S. O município e a segurança pública: o potencial da governança democrática urbana. Revista de Administração Pública, v. 39, n. 2, p. 297-325, mar./abr. 2005.

GAMA NETO, R. B. Democracia e segurança pública: Polícia Civil, defendendo o cidadão ou o Estado? Resenha de: Zaverucha, Jorge. Polícia Civil de Pernambuco: o desafio de reforma. 1ª. ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2003.

HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Martin Claret, 2005. Segunda Parte: Do Estado (p. 127-268).

LOCKE, J. Dois tratados sobre o governo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

NEV. Banco de dados de homicídios. São Paulo: Núcleo de Estudo da Violência da USP.

OLIVEIRA, V. A. R.; PEREIRA, J. R.; OLIVEIRA, V. C. S. E. O Conselho de Segurança Pública no âmbito da administração pública municipal. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 2, p. 64-80, 2007.

PERRENOUD, R. Políticas municipais de segurança: a experiência de Santos. Revista Brasileira de Segurança Pública, ano 1, ed. 1, 2007.

PONCIONI, P. Tendências e desafios na formação profissional do policial no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, ano 1, ed. 1, p.22-31, 2007.

RICARDO, C. M.; CARUSO, H. G. C. Segurança pública: um desafio para os municípios brasileiros. Revista Brasileira de Segurança Pública, ano 1, ed. 1, p. 102-119, 2007.

ROLIM, M. Caminhos para a inovação em segurança pública no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, ano 1, ed. 1, p. 32-47, 2007.

ROUSSEAU, J. J. O contrato social. São Paulo: Cultrix, 1989.

SOUZA, E. Como tornar o policiamento comunitário viável na prática. Texto apresentado no encerramento do Curso de Multiplicadores de Policia Comunitária promovido pela Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais. Novembro de 2005.

SOARES, L. E.Segurança pública: presente e futuro. Revista Estudos Avançados, v. 20, n. 56, p. 91-106, 2006.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS.

Downloads

Publicado

28-02-2013

Como Citar

APARECIDA REZENDE DE OLIVEIRA, Vânia; FLÁVIO TONELLI, Dany; ROBERTO PEREIRA, José. O problema da (in)segurança pública: refletindo acerca do papel do Estado e de possibilidades de soluções localizadas e participativas. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 8–22, 2013. DOI: 10.31060/rbsp.2013.v7.n1.202. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/202. Acesso em: 20 abr. 2024.