Gestão da defesa social em Minas Gerais: contar crimes é suficiente?

  • Gilberto Protásio dos Reis
  • Anderson Alcântara Silva Melo
  • Heliane de Guadalupe Alves
  • Edson dos Santos
Palavras-chave: Monitoramento, Desempenho, Criminalidade, Sistema de defesa social.

Resumo

Este artigo analisa o vigente paradigma da contagem de crimes, adotado em Minas Gerais, e propõe uma nova tipologia como parâmetro de monitoramento do desempenho do sistema de Defesa Social, tendo em vista a sistematicidade da participação social, a ativação do Conselho de Defesa Social e a superação de insuficiências de percepção do desempenho do Estado em relação aos registros de criminalidade e aos acordos de resultados no âmbito do Colegiado de Integração.

Biografia do Autor

Gilberto Protásio dos Reis
Doutorando em Ciências Sociais (PUC/MG), mestre em Administração Pública (FJP/MG), especialista em Gestão Estratégica da Segurança Pública (FJP/MG) e especialista em Segurança Pública (FJP/MG). Membro da Comissão Interorganizacional de Avalia-ção da Qualidade de Atuação do Sistema de Defesa Social de Minas Gerais, em 2009, 2010, 2011 e 2012.
Anderson Alcântara Silva Melo
Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais da Universidad del Museo Social Argentino, Buenos Aires. Delegado geral de Polícia, atualmente é chefe do 3º Departamento da Polícia Civil de Minas Gerais, com sede no Município de Vespasiano-MG. Membro do Instituto Brasileiro de Justiça Restaurativa - IBJR. Membro da Comissão de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais. Membro da Coordenação de Direitos Humanos da Academia de Polícia Civil. Membro da Comissão Interorganizacional de Avaliação da Qualidade de Atuação do Sistema de Defesa Social de Minas Gerais, em 2009, 2010, 2011 e 2012.
Heliane de Guadalupe Alves
Mestranda em Direito na área Instituições Sociais, Direito e Democracia – FUMEC/MG, pós-graduada em Controle da Administra-ção Pública – Gama Filho/RJ, pós-graduada em Administração Geral e Recursos Humanos – FFJP/Fundação João Pinheiro – MG.
Edson dos Santos
Graduado em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia de Minas Gerais (FEAMIG), técnico em Segurança Pública (CTSP) pela Polícia Militar de Minas Gerais, técnico em Segurança do Trabalho, com ênfase em Meio Ambiente.
Publicado
2013-08-01