Planejamento baseado em capacidades operacionais: da defesa à segurança pública

  • Felipe Furcolin
  • Frederico Da Silveira Barbosa
  • Bruno Ramos Pereira
  • Antonio Martins Cortada
Palavras-chave: Planejamento baseado em capacidades, Defesa, Segurança pública

Resumo

Este artigo apresenta razões para a adoção, no âmbito da segurança pública, da sistemática do Planejamento Baseado em Capacidades Operacionais (PBC). Para tanto, apresentam-se seu conceito e um breve histórico de sua aplicação, seu funcionamento e a forma como vem sendo aplicado na área de defesa, além de serem abordadas as principais diferenças entre as áreas de defesa e segurança pública, no que concerne à aplicação do método. A aplicação na seara da segurança é ilustrada com a implementação do PBC, em âmbito federal, pelo Department of Homeland Security (DHS) dos Estados Unidos da América (EUA) e, em âmbito estadual e regional, pelo Estado do Colorado. Por fim, são feitas algumas considerações sobre o impacto do PBC e a possibilidade de aplicação deste método no planejamento da segurança pública no Brasil.

Biografia do Autor

Felipe Furcolin
Bacharel em Direito pela Escola de Direito de São Paulo (EDESP) da FGV. É advogado na sociedade de advogados Barbosa e Spalding Advogados e atua como consultor em projetos desenvolvidos pela FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, com foco em relações público-privadas.
Frederico Da Silveira Barbosa
Graduado pela Faculdade de Direito da PUC-SP. Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC--SP. Advogado, sócio de Barbosa e Spalding Advogados. Consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Bruno Ramos Pereira
Bacharel em Direito pela PUC/SP e Mestre em Direito Constitucional pela USP. Sócio da sociedade de advogados Barbosa e Spal-ding Advogados e atua como consultor em projetos de infraestrutura desenvolvidos no âmbito da FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras. É coordenador do site PPP Brasil.
Antonio Martins Cortada
Economista graduado pela USP, pós-graduado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas/USP e Mestre pelo PROLAM /USP. É sócio da Portfólio Consultores Econômicos, e atua como consultor há mais de vinte anos, no Brasil e no exterior. Atua também como consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).
Publicado
2013-08-01