Processos de treinamento no uso da força para policiais militares da Região Sudeste:

uma análise preliminar

Autores

  • Paulo Augusto Souza Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2009.v3.n1.37

Palavras-chave:

Segurança pública, Polícia Militar, Treinamento, Uso da força

Resumo

Este artigo apresenta uma análise preliminar da pesquisa sobre os processos de treinamento do uso da força para ospoliciais militares da Região Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), realizada em 2008,com recursos do Programa de Bolsas “Paulo de Mesquita Neto”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Destaca-sea importância do tema para essas organizações e para a sociedade de uma forma geral. A partir de uma pesquisabibliográfica e de entrevistas com policiais de todos os estados da região, foram apresentadas algumas questõesimportantes para a efetividade de processos de capacitação continuada desses profissionais. Foram estudadas ascondicionantes para o uso da força e as mudanças nas estruturas e processos de treinamento dessas organizaçõesao longo do tempo, além de informações sobre as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas em todos os estados daregião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Augusto Souza Teixeira

Paulo Teixeira é oficial superior da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e especialista em políticas públicas de justiçacriminal e segurança pública (UFF). Foi Subchefe da Assessoria Técnica de Assuntos Especiais, do Gabinete do Comando Geralda PMERJ. Atualmente coordena os Conselhos Comunitários de Segurança do Rio de Janeiro.

Referências

ADAMS, Kenneth et al. Use of force by police: overview of national and local data. NCJ 176330, 1999.

ALEXANDER, John B. Armas não letais: alternativas para os conflitos do séc. XXI. Tradução de José Magalhães de Souza. Rio de Janeiro: Welser Itage, Condor, 2003.

ALPERT, Geoffrey P.; DUNHAM, Roger G. Analysis of police use of force data. NCJRS 183648, 2000.

ARAÚJO FILHO, Wilson de. Ordem pública ou ordem unida? Uma análise do curso de formação de soldados da polícia militar em composição com a política de segurança pública do governo do estado do Rio de Janeiro: possíveis dissonâncias. Políticas públicas de justiça criminal e segurança pública. UFF/NuFEP; ISP. EdUFF: Instituto de Segurança Pública, 2003, p. 11-164.

BITTNER, Egon. Aspectos do trabalho policial. Tradução Ana Luísa Amêndola Pinheiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: por uma teoria geral da política. 14ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

ALBERNAZ, Elizabeth; CARUSO, Haydèe; PATRÍCIO, Luciane. A Polícia que queremos: considerações sobre o processo de reforma da Polícia Militar do Rio de Janeiro. In: J MUNIZ, J.; CARUZO, H.; BLANCO, A.C.C. Polícia, estado e sociedade: práticas e saberes latino-americanos. Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2007, p. 21-73.

GOMES, Luiz Flávio; PIOVESAN, Flávia. O sistema interamericano de proteção dos direitos humanos e o direito brasileiro. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000.

McEWEN, Tom. National Data Collection on Policie Use of Force. NCJ 160113, 1996.

MUNIZ, Jacqueline; PROENÇA JÚNIOR, Domício. Da accountability seletiva à plena responsabilidade policial. In: MUNIZ, J.; CARUZO, H.; BLANCO, A.C.C. Polícia, estado e sociedade: práticas e saberes latino-americanos. Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2007, p. 21-73.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalismo e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PINC, Tânia. Abordagem policial: um encontro (des)concertante entre a polícia e o público. Revista Brasileira de Segurança Pública, ano 1, 2ª edição, p. 6-23, 2007.

PINTO, A.S.; MELO, D.L.B. de; AZEVEDO, J. de. Desenvolvimento de metodologia e aplicação de pesquisa de viti-mização na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. In: 31° Encontro Nacional da Anpocs, Caxambu, 2006.

PONCIONI, Paula. Tendências e desafios na formação profissional do policial no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, ano 1, 2ª edição, p. 22-31, 2007.

ROLIM, Marcos. A síndrome da rainha vermelha: policiamento e segurança pública no século XXI. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; Oxford, Inglaterra University of Oxford, Centre of Brazilian Studies, 2006.

ROVER, C. Para servir e proteger: direitos humanos e direito internacional humanitário para forças policiais e de segurança. 4ª. ed. Genebra: Comitê Internacional da Cruz Vermelha, 2005.

SANDES, Wilquerson Felizardo. Uso não letal da força na ação policial: formação, tecnologia e intervenção governamental. Revista Brasileira de Segurança Pública,ano 1, 2ª edição, p. 24-38, 2007.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Downloads

Publicado

01-03-2009

Como Citar

AUGUSTO SOUZA TEIXEIRA, Paulo. Processos de treinamento no uso da força para policiais militares da Região Sudeste: : uma análise preliminar. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 6–19, 2009. DOI: 10.31060/rbsp.2009.v3.n1.37. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/37. Acesso em: 26 abr. 2024.