Ambiente e violência em Sergipe. Homicídios e características do ambiente social nos municípios sergipanos

Autores

  • Vania Fonseca
  • Verônica Teixeira Marques
  • Gabriel Ribeiro Nogueira Júnior

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2014.v8.n2.384

Palavras-chave:

Homicídios. Sergipe. Aracaju.

Resumo

O artigo traz resultados de pesquisa financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC-SE), para embasar formulação de políticas de segurança conforme demanda induzida do Núcleo de Pesquisas e Análises em Segurança e Cidadania (NAPSEC), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado de Sergipe (SSP-SE). Apresenta algumas análises sobre a evolução dos homicídios e fatores relacionados à sua ocorrência nos municípios de Sergipe entre 2000/2010, utilizando dados secundários e cálculos de estatística descritiva e probabilística. Resultados da correlação de Spearman entre fatores do ambiente social e homicídios apontam valor significante inverso entre homicídios e condições de acesso à saúde e significante direto entre escolaridade, emprego e renda, o que torna imprescindível investigações aprofundadas em intenso trabalho de campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Fonseca

Doutora em Geografia pela UNESP e pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (Aracaju - SE). Professora orientadora dos cursos de mestrado Saúde e Ambiente e Direitos Humanos da Universidade Tiradentes. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Violência e Desastres (NUPEVID).

Verônica Teixeira Marques

Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (Aracaju - SE) e do Núcleo de Pesquisas e Análises em Segurança e Cidadania (NAPSEC). Professora orientadora do Mestrado de Direitos Humanos da UNIT (Aracaju - SE) e do Núcleo de Pós-graduação em Ciências Sociais da Faculdade Integrada Tiradentes - FITS (Maceió - AL).

Gabriel Ribeiro Nogueira Júnior

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Gestão Estratégica em Segurança Pública pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Delegado de Polícia Civil de Sergipe. Mestrando em Direitos Humanos na Universidade Tiradentes (Aracaju – SE).

Referências

BEATO FILHO, Claudio Chaves e REIS, Ilka Afonso. Desigualdade, desenvolvimento sócio-econômico e crime. Belo Horizonte: Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública-CRISP. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Minas Gerais. 2002.

BRASIL. (2011), Censo Demográfico de 2010, Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

ECCO, Clóvis. (2012), Fundamentalismo religioso e violência, in OLIVEIRA, Irene Dias; ECCO, Clóvis,Religião, violência e suas interfaces, São Paulo, Ed. Paulinas.

FERREIRA, Flávio Fagundes. Modelo espacial de verificação do impacto do Programa de Observação e Vigilância da Polícia Militar de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Estatística. Instituto de Ciências Exatas da UFMG, 2001.

GOMES, Rita Maria. (2010). A globalização atual e a perspectiva bíblica da justiça, inAnais do IV Congresso Internacional em Ciências da Religião,Goiânia, PUC Goiás: 315-321.

IFDM. (2011). Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Ano Base 2009. Rio de Janeiro, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Diretoria de Desenvolvimento Econômico/Gerência de Estudos Econômicos.

KAHN, Tulio. (2013), Crescimento econômico e criminalidade: uma interpretação da queda dos crimes no Sudeste e aumento no Norte/Nordeste, inRevista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, v. 7, nº1:152-164.

OLIVEIRA, Irene Dias. (2012), Religião, etnicidade e violência: relações e legitimações, in OLIVEIRA, Irene Dias; ECCO, Clóvis. Religião, violência e suas interfaces, São Paulo, Ed. Paulinas.

ROLIM, Marcos. A síndrome da rainha vermelha: policiamento e segurança pública no Século XXI. Rio de Janeiro: Zahar, 2006

SENASP. Guia para prevenção do crime e da violência. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Departamento de Políticas, Programas e Projetos. 2005. 36

THEODORO, Maria Izabel Accoroni. (2011), Um estudo da relação entre polarização de renda e criminalidade para o Brasil. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Economia, meio digital.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violência 2013: mortes matadas por arma de fogo. Rio de Janeiro: CEBELA/FLACSO Brasil, 2013.

Downloads

Publicado

22-09-2014

Como Citar

FONSECA, Vania; MARQUES, Verônica Teixeira; NOGUEIRA JÚNIOR, Gabriel Ribeiro. Ambiente e violência em Sergipe. Homicídios e características do ambiente social nos municípios sergipanos. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 6–17, 2014. DOI: 10.31060/rbsp.2014.v8.n2.384. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/384. Acesso em: 28 mar. 2024.