Ambiente e violência em Sergipe. Homicídios e características do ambiente social nos municípios sergipanos

  • Vania Fonseca
  • Verônica Teixeira Marques
  • Gabriel Ribeiro Nogueira Júnior
Palavras-chave: Homicídios. Sergipe. Aracaju.

Resumo

O artigo traz resultados de pesquisa financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC-SE), para embasar formulação de políticas de segurança conforme demanda induzida do Núcleo de Pesquisas e Análises em Segurança e Cidadania (NAPSEC), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado de Sergipe (SSP-SE). Apresenta algumas análises sobre a evolução dos homicídios e fatores relacionados à sua ocorrência nos municípios de Sergipe entre 2000/2010, utilizando dados secundários e cálculos de estatística descritiva e probabilística. Resultados da correlação de Spearman entre fatores do ambiente social e homicídios apontam valor significante inverso entre homicídios e condições de acesso à saúde e significante direto entre escolaridade, emprego e renda, o que torna imprescindível investigações aprofundadas em intenso trabalho de campo.

Biografia do Autor

Vania Fonseca
Doutora em Geografia pela UNESP e pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (Aracaju - SE). Professora orientadora dos cursos de mestrado Saúde e Ambiente e Direitos Humanos da Universidade Tiradentes. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Violência e Desastres (NUPEVID).
Verônica Teixeira Marques
Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (Aracaju - SE) e do Núcleo de Pesquisas e Análises em Segurança e Cidadania (NAPSEC). Professora orientadora do Mestrado de Direitos Humanos da UNIT (Aracaju - SE) e do Núcleo de Pós-graduação em Ciências Sociais da Faculdade Integrada Tiradentes - FITS (Maceió - AL).
Gabriel Ribeiro Nogueira Júnior
Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Gestão Estratégica em Segurança Pública pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Delegado de Polícia Civil de Sergipe. Mestrando em Direitos Humanos na Universidade Tiradentes (Aracaju – SE).