Aspectos sobre os saberes policiais investigativos: a superação de alguns desafios

  • Célio Jacinto dos Santos
Palavras-chave: Investigação criminal. Investigação científica. Saberes policiais. Saberes militares. Inteligência policial. Cooperação. Policial Federal.

Resumo

Os saberes que informam a atividade policial investigativa seguem dinâmica de cariz científica, nos mesmos moldes de outros ramos dos saberes científicos, cujos primórdios remontam à investigação criminal inaugurada por Hans Gross, em 1893, identificada como o conjunto de teorias que se referem ao esclarecimento dos casos criminais. A pesquisa e a difusão destes conhecimentos estão a requerer ampliação do fomento pela comunidade científica e policial. Contudo, tais saberes são desafiados pela persistência de ideias oriundas do estamento militar e da denominada inteligência policial, a influenciar os estudos e a pragmática policial com saberes que ignoram princípios básicos da investigação criminal e do processo penal, não baseados na estrita observância dos direitos humanos e do devido processo legal. São apresentadas, ainda, algumas informações sobre a cooperação da Polícia Federal com os países lusófonos e sul americanos, que retratam a circulação de saberes policiais entre os povos.

Biografia do Autor

Célio Jacinto dos Santos
Mestre em Criminologia e Investigação Criminal. É delegado de Polícia Federal e professor da Academia Nacional de Polícia.