Plano de Comando da Polícia Militar de Santa Catarina: a construção de um modelo de gestão por meio da MCDA-C

  • Nazareno Marcineiro
  • Jorge Eduardo Tasca
  • Izaías Otacílio da Rosa
  • Leonardo Ensslin
  • Fernando Antônio Forcellini
Palavras-chave: Polícia Militar. MCDA-C. Gestão pública. Apoio à decisão. Avaliação de desempenho.

Resumo

É crescente a cobrança, por parte da sociedade, pelo aperfeiçoamento da gestão pública, pela transparência e pela efetividade das políticas implementadas. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de gestão construído para a Polícia Militar de Santa Catarina alicerçado em avaliação de desempenho e gestão por projetos, empregando como instrumento a Metodologia Multicritério de Apoio à decisão – Construtivista (MCDA-C). A consecução deste trabalho evidenciou a MCDA-C como um instrumento robusto de apoio ao planejamento e gestão estratégica, que culminou na elaboração de 107 indicadores de desempenho constituintes do Plano de Comando da Polícia Militar catarinense e em um processo de gestão calcado em ações de aperfeiçoamento e ciclos contínuos de avaliação.

Biografia do Autor

Nazareno Marcineiro
Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina, mestre e doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, além de Especialista em Gestão de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.
Jorge Eduardo Tasca
Major da Polícia Militar de Santa Catarina, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e especialista em Administração de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.
Izaías Otacílio da Rosa
Major da Polícia Militar de Santa Catarina, mestre e doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, além de especialista em Administração de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.
Leonardo Ensslin
PhD pela Lancaster University e professor no programa de pós-graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.
Fernando Antônio Forcellini
Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e pós-doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo – USP. É professor associado na Universidade Federal de Santa Catarina.