Homicídios no Distrito Federal: retratos e relatos

  • Bilmar Angelis de Almeida Ferreira
  • Eduardo Ferreira Coelho
  • Jane de Oliveira Rabelo de Almeida
Palavras-chave: Homicídios. Análise criminal. Criminalidade. Registros de ocorrências. Circunstâncias. Polícia.

Resumo

Este artigo apresentou estudo sobre o crime de homicídio, impactante na sociedade que atinge as famílias e até a economia, por vitimar pessoas em idade produtiva. Realizou-se análise descritiva e associativa desse delito no Distrito Federal, abordando aspectos objetivos e subjetivos do crime e de como é registrado. Foram realizadas pesquisa bibliográfica, análises estatísticas descritivas e inferenciais dos dados de registros de homicídios de 2009 a 2012 e análise de conteúdo dos históricos das ocorrências, que apontou falha nos registros. Identificou-se também que há heterogeneidade nasinformações lançadas e não há padrão quanto aos dados que devam ser coletados em cada caso. Verificou-se associação dos crimes com o consumo de álcool e outras drogas. São comuns os casos de violência contra a mulher, praticada pelos companheiros, na vigência dos relacionamentos ou por não admitir seu término.

Biografia do Autor

Bilmar Angelis de Almeida Ferreira
Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. Pós-graduado em Direito Público pelo Instituto Processus, em Governança de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília e em Gestão de Segurança Pública Academia de Polícia Militar de Brasília. Graduado pelo Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar de Brasília e Bacharel em Direito pela Faculdade Processus. Atua profissionalmente como oficial da Polícia Militar do Distrito Federal e como professor da Universidade Católica de Brasília.
Eduardo Ferreira Coelho
Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília. Pós-graduado em Análise Criminal pela Universidade Católica de Brasília e em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul. Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília e Graduado pelo Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar de Brasília. Atua profissionalmente como oficial da Polícia Militar do Distrito Federal.
Jane de Oliveira Rabelo de Almeida
Pós-graduada em Direito Penal pelo Instituto Processus. Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Atua profissionalmente como advogada e como professora de graduação do bacharelado em Direito e do curso superior tecnológico em Segurança e Ordem Pública da Universidade Católica de Brasília.