As possibilidades de redução da violência escolar: Sistema de Registro de Situações de Violências nas Escolas de Canoas (RS)

  • Luciane Oliveira de Mira
  • Evaldo Luis Pauly 
Palavras-chave: ROVE, Canoas, Indisciplina escolar, Violência escolar, Redução da violência escolar

Resumo

Este artigo apresenta e discute as possibilidades de redução da indisciplina e da violência escolar a partir da reflexão pedagógica sobre as informações produzidas pelo Sistema de Registro de Situações de Violências nas Escolas – ROVE, mantido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas (RS). Para tanto, analisa algumas iniciativas de redução da violência escolar de determinadas políticas educacionais implementadas por outros sistemas de ensino, relacionando-as com os dados e a sistemática do ROVE. Essa comparação analítica permitiu concluir que é possível superar a violência escolar pela articulação entre a política educacional e a política municipal de segurança pública, considerando que o sentimento de insegurança do Magistério parece ser maior e, portanto, desproporcional à violência escolar efetivamente registrada.

Biografia do Autor

Luciane Oliveira de Mira
Bolsista da Prefeitura Municipal de Canoas no curso de pós-graduação lato sensu “Ação Educativa no Ensino Fundamental” do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE.
Evaldo Luis Pauly 
Coordenador do programa de pós-graduação em Educação (Mestrado) do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
Publicado
2015-10-02