Não-formal e informal no ensino policial

  • Antonio Alberto Brunetta
Palavras-chave: Polícia militar, Formação policial, Reforma do ensino policial, Concepções de formação

Resumo

O artigo analisa as contradições do processo de formação do policial militar no estado de São Paulo, considerando o atrelamento das práticas modernizantes da instituição às concepções liberais, as quais articulam os fundamentos democráticos à condição de mera aparência e solidificam as práticas tradicionais de promoção do controle social e a reprodução das desigualdades. Foram realizadas entrevistas com os comandantes das escolas PMESP, confirmando que a dinâmica de sustentação das práticas e dos discursos de tendência liberal é operada por meio das articulações entre o não formal e o informal em seu sistema de ensino.

Biografia do Autor

Antonio Alberto Brunetta
Professor adjunto na área de Metodologia do Ensino de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UNESP.
Publicado
2015-10-02