Investigação e processamento dos crimes de homicídio na Área Metropolitana de Brasília

  • Arthur Trindade Maranhão Costa
  • Cristina Maria Zackseski
  • Welliton Caixeta Maciel
Palavras-chave: Homicídios. Elucidação. Área Metropolitana de Brasília. Fluxo de justiça criminal.

Resumo

Neste texto examinamos os principais resultados de uma pesquisa realizada no ano de 2013 sobre o Fluxo da Justiça Criminal na Área Metropolitana de Brasília (AMB) nos casos de homicídios ocorridos no ano de 2010, a partir dos dados obtidos junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, referentes a oito cidades - Águas Lindas, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. A partir de uma análise preliminar destes dados, selecionamos três cidades em razão da distância estatística em relação a áreas adjacentes que exibiram, no mesmo período, números significativamente inferiores. Assim, a escolha para um estudo mais detalhado sobre o processamento destes casos recaiu sobre as cidades de  Luziânia, Planaltina de Goiás e Águas Lindas de Goiás. Foi constatado um baixo percentual de esclarecimento dos homicídios ocorridos na área, no período estudado, sendo analisados alguns fatores relacionados a este problema.

Biografia do Autor

Arthur Trindade Maranhão Costa
Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília - UnB. Doutor em Sociologia e mestre em Ciência Política pela UnB. Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança - NEViS/UnB.
Cristina Maria Zackseski
Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília - UnB. Doutora em Estudos Comparados Sobre As Américas pela UnB. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança - NEVIS/UnB.
Welliton Caixeta Maciel
Doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et l’Institutions Pénales (CESDIP/CNRS, França). Mestre em Antropologia e graduado em Antropologia e Sociologia pela UnB. Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF. Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança - NEViS/UnB.
Publicado
2016-03-31