Uma perspectiva multilateral para a prevenção da violência na América Latina

  • Flávia Carbonari
  • Gregor Wolf
  • Joan Serra Hoffman
  • Dino Caprirolo
Palavras-chave: Prevenção da violência, Organismos internacionais, Violência juvenil, Segurança cidadã, Municípios e segurança cidadã.

Resumo

Este artigo apresenta uma perspectiva de agências multilaterais sobre segurança cidadã na América Latina e, especificamente, no Brasil. Baseado na experiência do Banco Mundial e do BID, discute a abordagem teórica e o marco operacional das duas instituições na agenda de segurança, enfatizando a importância dos investimentos em prevenção da violência, sobretudo focada em jovens. Reflete sobre o potencial e dever das multilaterais na promoção da segurança cidadã na região e discorre sobre os diferentes mecanismos de cooperação utilizados. Por fim, destaca a vocação dos municípios na prevenção da violência, ressaltando a importância do apoio dos organismos internacionais a governos locais para a promoção de cidades e países mais seguros.

Biografia do Autor

Flávia Carbonari
Consultora especialista em desenvolvimento social e segurança cidadã do Banco Mundial. Mestre em estudos latino-americanos pela Georgetown University. Assessora especial na Secretaria de Coordenação, Planejamento e Formação do Ministério da Segurança da Argentina.
Gregor Wolf
Coordenador das Operações Setoriais na área de Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial no Brasil. Doutor em Biologia pela Universidade de Hamburg, Alemanha.
Joan Serra Hoffman
Especialista sênior em prevenção da violência no Banco Mundial. Doutora em Políticas Sociais pela Brandeis University.
Dino Caprirolo
Especialista Principal em Modernização do Estado no Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. Coordenador responsável pelos setores de Segurança Cidadã e Modernização do Estado do BID para o Brasil. Graduado em Economia pela Universidade Nacional Autônoma Metropolitana do México. Mestre em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de George Washington e MBA pela Universidade Torcuato di Tella em Buenos Aires, Argentina.
Publicado
2016-09-29