A formação das guardas civis municipais do Grande ABC

  • Juliana Barroso
  • Juliana Teixeira de Souza Martins
Palavras-chave: Guarda municipal, Formação de guarda municipal, Segurança urbana, Lei n° 13.022/2014.

Resumo

Este artigo é resultado do diálogo acerca das reflexões realizadas por ocasião do aniversário de implementação do Estatuto Geral das Guardas Municipais, Lei Federal 13.022/2014, e as observações feitas nos últimos anos como gestoras públicas em segurança pública. Pretende-se contextualizar as mudanças promovidas pelo Grupo de Trabalho de Segurança Urbana do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC no âmbito da formação das guardas civis municipais da região a partir da implementação do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana. A intenção é discorrer sobre o desenho e a implementação desse processo. Espera-se que este artigo possa contribuir para a reflexão sobre políticas públicas para formação das guardas municipais no país.

Biografia do Autor

Juliana Barroso
Gerente de Formação em Segurança Urbana na Prefeitura de São Bernardo do Camposo - SP. Mestranda em Ciências Socias pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Graduada em Sociologia pela Universidade de Brasília - UnB.
Juliana Teixeira de Souza Martins
Doutoranda em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Psicologia Social pela USP. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.
Publicado
2016-09-29