Estupro no Brasil: vítimas, autores, fatores situacionais e evolução das notificações no sistema de saúde entre 2011 e 2014

Autores

  • Daniel Cerqueira
  • Danilo Santa Cruz Coelho
  • Helder Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2017.v11.n1.779

Palavras-chave:

Estupro. Brasil. Violência. Sinan. Gênero.

Resumo

Neste artigo analisou-se a evolução das notificações de estupro no país, entre 2011 e 2014, com base nos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. Caracterizou-se ainda o fenômeno segundo esses registros administrativos. Especificamente descreveram-se o perfil de vítimas e autores, os vínculos entre eles, além de outros elementos situacionais. Verificou-se uma estabilidade estatística inaceitável ao longo do período analisado, em que 69,9% das vítimas eram crianças e menores de idade, e mais de 10,0% das pessoas agredidas sofriam de alguma deficiência física e/ou mental. Ao mesmo tempo, aumentou a proporção de casos de estupro coletivo que, em 2014, responderam por 15,8% do total de casos, e esta proporção correspondeu a 25,6% quando os autores eram desconhecidos da vítima. Outro dado estarrecedor mostrou que cerca de 40,0% dos estupradores das crianças pertenciam ao círculo familiar próximo, incluindo pai, padrasto, tio, irmão e avô. Os dados chamam a atenção para a gravidade do problema de violência de gênero no país e para a necessidade de se produzirem informações mais acuradas, de modo a possibilitar a elaboração de políticas públicas mitigadoras que envolvam as muitas agências do Estado, sobretudo no campo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Cerqueira

Técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea. Doutor em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas.

Danilo Santa Cruz Coelho

Técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea. Doutor em Economia pela Universidad Autonoma de Barcelona. Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense - UFF.

Helder Ferreira

Técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea. Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP. Especialista em Segurança Pública e Cidadania pela Universidade de Brasília - UnB.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Instrutivo Notificação de Violência Interpessoal e Auto provocada.Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde.Instrutivo para Preenchimento da Ficha de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada. Versão Preliminar. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Sistema de Informação de Agravos e Notificação – Sinan: normas e rotinas.2. Ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2007.

BROWNMILLER, S. Against Our Will: Men, Women and Rape. New York: Ballantine Books, 1993.

CERQUEIRA, D.; COELHO, D. Estupro no Brasil: uma radiografia segundo os dados da saúde. Brasília, DF: Ipea, 2014. (Nota Técnica n. 11).

CARVALHO, J. R.; OLIVEIRA, V. H. PCSVDF Mulher – Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – Relatório Executivo I - Primeira Onda – 2016. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2016.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo: FBSP, 2015.

MOTTER, C. P. Estupro nos relacionamentos amorosos: violência doméstica contra a mulher. Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 89, jun 2011.

Downloads

Publicado

08-03-2017

Como Citar

CERQUEIRA, Daniel; SANTA CRUZ COELHO, Danilo; FERREIRA, Helder. Estupro no Brasil: vítimas, autores, fatores situacionais e evolução das notificações no sistema de saúde entre 2011 e 2014. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 24–48, 2017. DOI: 10.31060/rbsp.2017.v11.n1.779. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/779. Acesso em: 19 abr. 2024.