A questão étnico-racial do sonho americano: o encarceramento dos pobres e negros no Estado policial

Autores

  • Kelly de Souza Barbosa
  • Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2017.v11.n1.787

Palavras-chave:

Estado social. Estado policial. Discriminação étnico-racial. Encarceramento.

Resumo

Mesmo após a intensa luta pelos direitos humanos, a evolução da concepção de Estado e consagração do Estado Social, a discriminação étnico-racial persiste enraizada na cultura e nas políticas de controle social do Ocidente. Distorcendo o monopólio estatal da força, com interesses elitizados e capitalistas, os governantes propõem meios de combate ao pobre (e não à pobreza) para viabilizar a “qualidade de vida”. Neste contexto, o Estado policial é robustecido, com investimentos públicos e privados retirados das políticas sociais, impondo o workfare e o encarceramento de massa. Este modelo, concebido e implantado nos Estados Unidos, influencia e espraia-se mundialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly de Souza Barbosa

Mestranda em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Graduada em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG.

Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho

Professor da Universidade de São Paulo - USP e da Universidade Ribeirão Preto - UNAERP. Livre Docente em Direito pela USP. Doutor e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Graduado em Direito pela USP.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

BONAVIDES, Paulo. Do Estado Liberal ao Estado Social. 8 ed. São Paulo: Malheiros, 2007.

BRASIL. Ministério da Justiça/Departamento Penitenciário Nacional. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias – Junho de 2014. Brasília, DF: MJ, 2014.

BRASIL. Secretaria Geral da Presidência da República/Secretaria Nacional de Juventude. Mapa do encarceramento: os jovens do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 2015. CNJ.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Cármen Lúcia diz que preso custa 13 vezes mais do que um estudante no Brasil. Agência CNJ de Notícias, 10 nov. 2016.

COELHO, André Felipe Canuto. O Estado Liberal: entre o liberalismo econômico e a necessidade de regulação jurídica. Revista Jurídica Unigran,v. 8, n. 15. Dourados: Unigran, 2006.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do estado. 29 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

FERREIRA, Siddharta Legale. Estado Social e Democrático de Direito: História, direitos fundamentais e separação dos poderes. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. (Trabalho premiado como segundo colocado no Concurso de Monografias da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil).

GARLAND, David. Castigo y sociedad moderna: Un estudio de teoría social. Tradução Berta Ruiz de La Conchá. México: Siglo Veinteuno, 1999.

HARVEY, David. Breve historia del neoliberalismo. Tradução Ana Varela Mateos. Madrid: Akal, 2007.

IANNI, Octavio. Globalização e neoliberalismo. Revista São Paulo em Perspectiva, v. 2, n. 2, p. 27-32, 1998.

IBGE. Síntese de Indicadores Sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira 2014. Rio de Janeiro: IBGE, 2014.

LOMBROSO, Cesare. O homem delinquente. Tradução Sebastião José Roque. São Paulo: Ícone, 2007.

O ESTADO Social. Produção: José Luiz Quadros de Magalhães. [s.l.], fev. 2012. (26 min).

SOARES, Mário Lúcio Quintão. Teoria do Estado: Introdução. 2. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2004.

SMITH, Adam. A riqueza das nações. Tradução Luiz João Baraúna. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Coleção Os Economistas, v. 1).

TRANSIÇÃO do Estado Liberal para o Social. Produção: José Luiz Quadros de Magalhães. [s.l.], fev. 2012. (23 min).

WACQUANT, Löic. A cor da justiça: quando o gueto e prisão se encontram e se mesclam. In: LINS, D.; WACQUANT, L. (Org.). Repensar os Estados Unidos: Por uma sociologia do superpoder. Tradução Rachel Gutiérrez. Campinas: Papirus, 2003a.

WACQUANT, Löic. Punir os pobres: a nova geração da miséria nos Estados Unidos: 2001. Tradução Eliana Aguiar. 2. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2003b.

WACQUANT, Löic. As prisões da miséria: 1999. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

Downloads

Publicado

08-03-2017

Como Citar

DE SOUZA BARBOSA, Kelly; MORGADINHO DOS SANTOS COELHO, Nuno Manuel. A questão étnico-racial do sonho americano: o encarceramento dos pobres e negros no Estado policial. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 164–182, 2017. DOI: 10.31060/rbsp.2017.v11.n1.787. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/787. Acesso em: 29 mar. 2024.