Contribuições ao delineamento da crueldade sob perspectiva sociológica

  • Luiz Antônio Bogo Chies Universidade Católica de Pelotas
  • Pedro Rodolfo Bodê de Moraes Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Crueldade, Violência, Sofrimento, Segurança Pública

Resumo

O artigo tem objetivo de contribuir para com o delineamento da crueldade como um objeto sociológico, entendo-a, também, como uma pauta de relevância contemporânea para o campo da Segurança Pública. Desenvolve suas reflexões a partir de uma revisão bibliográfica e coloca em destaque os seguintes elementos: o uso excessivo da violência por parte de uma potência de produzir sofrimento; as relações assimétricas de forças; o sentido de impedir reações, seja pela eliminação direta da vítima, seja pela capacidade de perdurar a submissão desta, ou de terceiros aos interesses do agente.

Biografia do Autor

Luiz Antônio Bogo Chies, Universidade Católica de Pelotas
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais - Universidad Del Museo Social Argentino (1999). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1992) e graduação em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) pela Universidade Católica de Pelotas (1992). Atualmente é professor adjunto da Universidade Católica de Pelotas, possuindo vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Política Social: Linha de Pesquisa "Cidadania, Proteção Social e Acesso à Justiça". Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: questão penitenciária, execução penal, direito penal, cidadania, acesso à justiça e políticas publicas de segurança.
Pedro Rodolfo Bodê de Moraes, Universidade Federal do Paraná
concluiu estagio pós-doutoral (IESP-UERJ), doutor em sociologia (IUPERJ), mestre em antropologia social (PPGAS/MN/UFRJ) e graduado em ciências sociais (UFF). Atualmente é Professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná, Professor do Programa de Pós Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Direito ambos da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle social, violência, sistema penitenciário, juventude e criminalização.
Publicado
2018-12-23