Caracterização do Feminicídio na cidade de Belém - Pará

  • Tatiane Rodrigues Tolosa Universidade Federal do Pará
  • Clay Anderson Nunes Chagas Universidade Federal do Pará
  • Cristiane do Socorro Loureiro Lima Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Violência, Gênero, Mulher

Resumo

A violência contra mulher tem várias faces, seja ela psicológica, física, moral e patrimonial. Tem sido coibida judicialmente, com lei específica, no entanto, apesar dos avanços, os números continuam altos. Em abril de 2015, foi aprovada a Lei do feminicídio que torna os homicídios contra mulheres por condição de gênero, crime hediondo. Este trabalho tem como objeto de análise o crime de feminicídio no município de Belém, com recorte temporal de 2011 a 2015, pesquisa realizada a partir das análises dos boletins e procedimentos policiais e tendo como critério para os anos que antecedem a lei morte de mulheres por razões de gênero envolvendo violência doméstica e familiar e menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Para isso, utilizou-se a técnica de análise descritiva com intuito de se ilustrar de como ocorre este crime. Com resultados, verificou-se que o crime ocorre no período da noite, nos finais de semana, tendo o local do fato a residência, sendo que as abordagens se deram de forma individualizada, com arma perfuro cortante, as vítimas tinham relação afetiva com autor, e relacionamento violento. A compreensão dos fatores e características sobre o feminicídio são necessárias para subsidiar e avaliar políticas públicas de prevenção, repressão e enfrentamento da violência contra mulher.

Biografia do Autor

Tatiane Rodrigues Tolosa, Universidade Federal do Pará
Mestranda em Segurança Pública pela Universidade Federal do ParáGraduada em Pedagogia e Ciências SociaisEspecialista em Segurança Pública e Gestão de InformçãoPolicial Militar do Estado do Pará
Clay Anderson Nunes Chagas, Universidade Federal do Pará
Possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2002) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é Professor do Programa de Pós Graduação em Geografia e no Programa de Pós Graduação em Segurança Pública pela Universidade Federal do Pará. Professor da Universidade do Estado do Pará atuando no curso de graduação em Geografia. Professor Colaborador no Instituto de Ensino em Segurança Pública e Defesa Social do Estado Pará e Professor Colaborador da Universidade de Cabo Verde no Programa de Pós Graduação em Segurança Pública. É associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Instituto Histórico Geográfico do Pará. É consultor do Roster pré aprovado para a América Latina do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) na categoria de Prevenção à Violência. Tem experiência de Segurança Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Território, Criminalidade, Homicídio e Cartografia.
Cristiane do Socorro Loureiro Lima, Universidade Federal do Pará
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará(1994), especialização em O Serviço Social na Gestão das Políticas Sociais pela Universidade Federal do Pará(1997), especialização em Metodologia do Ensino pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará(2000), especialização em Pós Graduação Lato Sensu Executive Mba Em Seguranç pela Universidade Candido Mendes(2003), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará(2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2009). Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pará, Professor do Instituto de Ensino de Segurança do Pará, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Segurança Pública e Revisor de periódico da Sociedade e Estado (UnB. Impresso). Tem experiência na área de Serviço Social. Atuando principalmente nos seguintes temas:Violencia, Direitos Humanos, Segurança Pública, Democracia, POLICIA MILITAR.
Publicado
2020-09-30