A Produção Científica Sobre Formação dos Policiais Militares no Brasil

  • Celia Cristina Pereira da Silva Veiga Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • José dos Santos Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Palavras-chave: Formação Militar, Polícia Militar, Segurança Pública

Resumo

A partir de levantamento e revisão bibliográfica, neste trabalho busca-se explicitar tendências do debate científico acerca da formação do policial militar no período de 2001 a 2015. Neste período foram identificados 12 artigos, 23 dissertações e 08 teses abordando a formação do policial militar. Deste conjunto, o currículo utilizado na formação desses policiais foi o tema mais recorrente (mais de 50%), seguido de “Direitos Humanos” e de discussões acerca da coerência entre o conteúdo curricular e sua aplicação no cotidiano do trabalho do policial militar.

Biografia do Autor

Celia Cristina Pereira da Silva Veiga, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Policial militar do estado do Rio de Janeiro. Licenciada em pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); mestre em Educação pela UFRRJ e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ. É membro do Grupo de Pesquisas  sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS).
José dos Santos Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2005), com estágio de pós-doutoramento em Ciências Sociais na Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2013-2014). Atualmente é professor associado I de Economia Política da Educação e de Política Educacional do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) e de cursos de licenciaturas. É Líder do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Gestão de Sistemas Educativos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Reforma Gerencial, Gestão Escolar, Educação Profissional, Qualificação, Trabalho e Educação e Ensino Técnico.
Publicado
2018-12-23