Análise dos investimentos em Segurança Pública no Brasil entre 2000 e 2009

  • Osvaldo Martins de Morais Filho
  • Rebeca Dias Cario
  • Ronaldo Alves Nogueira
Palavras-chave: Gastos públicos, Transferências da União, Segurança pública, Classificação por função

Resumo

Este artigo aborda os investimentos com Segurança Pública realizados pelas três esferas federativas, entre 2000 e 2009.Procura-se identificar a evolução dos gastos da União com Segurança Pública nesse período, bem como comparar essesdispêndios com aqueles efetuados pelos países da União Europeia. Além disso, apresenta-se a relação dos investimentoscom Segurança Pública de estados e municípios em relação às respectivas populações, ao Produto Interno Bruto – PIB eao total dos gastos de cada ente público. A investigação se deu por meio de uma abordagem quantitativa com objetivoexploratório.

Biografia do Autor

Osvaldo Martins de Morais Filho
Osvaldo Martins de Morais Filho é especialista em Direito Público e bacharel em Direito; técnico de nível superior do Ministérioda Justiça.
Rebeca Dias Cario
Rebeca Dias Cario é especialista em Administração Tributária e cirurgiã-dentista; assistente técnica do Ministério da Justiça epolicial rodoviário federal.
Ronaldo Alves Nogueira
Ronaldo Alves Nogueira é mestre em Administração Pública, especialista em Direito Público e administrador público; analistade finanças e controle da Controladoria Geral da União e assessor especial de controle interno do Ministério da Justiça.
Publicado
2011-03-01