Gestão para resultados na segurança pública em Minas Gerais: uma análise sobre o uso de indicadores na gestão da Polícia Militar e no Sistema de Defesa Social

  • Renato Vieira
  • Gilberto Protásio
Palavras-chave: Trabalho policial, Redes, Atividade paralela

Resumo

Alinhavando argumentos e acontecimentos em torno das expressões “indicadores”, “desempenho organizacional”, “contratualização”,“gestão por resultados” e “segurança pública”, o artigo descreve a trajetória e os desafios enfrentados pela Polícia Militar deMinas Gerais, na incorporação da lógica de avaliação por indicadores, desde o final dos anos 1990, explicando como e porque foipossível, a partir do programa Polícia de Resultados, utilizar a expertise acumulada pela Organização para, em 2004, inovar na gestãooperacional com tamanha profundidade que, em 2006, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Fundação JoãoPinheiro (FJP) propuseram ao governo conceder à PMMG o Prêmio Excelência em Gestão Pública. O texto enfoca a contratualizaçãode metas com o governo do Estado, mediante indicadores ligados ao planejamento governamental de longo prazo, marcando a “2ªgeração” de indicadores internos à PMMG. São identificados os aprimoramentos iminentes na coordenação estratégica da PolíciaMilitar, cuja base será composta por processos gerenciais em redes de Unidades, e esboçados os avanços possíveis na contribuiçãoque a PMMG vislumbra dar ao governo, em termos de desempenho de longo prazo do Sistema de Defesa Social.

Biografia do Autor

Renato Vieira
Renato Vieira é coronel PM, comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais. Mestre em Administração Pública,especialista em Gestão Estratégica da Segurança Pública e pós-graduado em Administração de Empresas e em Criminalidadee Segurança Pública. Membro-Fundador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Gilberto Protásio
Gilberto Protásio é professor do Mestrado em Gestão Pública da FEAD, em Minas Gerais. Major e pesquisador benemérito daPMMG. Membro da Comissão Interorganizacional de Avaliação das Pesquisas do Índice de Qualidade de Vida na SegurançaPública (IQVS), da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (Seds-MG).
Publicado
2011-03-01