A violência na análise do contexto das escolas públicas: evidências da rede estadual de ensino de Minas Gerais

  • André Augusto Anjos Couto Universidade de São Paulo
  • José Francisco Soares Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Violência nas escolas

Resumo

A violência é um fenômeno presente na realidade escolar brasileira e para tanto deve ser considerada nas análises contextuais das escolas. O objetivo desse artigo é analisar os efeitos da violência como um fator presente no contexto escolar. São utilizados dados de 18.542 pessoas registradas em boletins de ocorrência gerados no entorno das escolas estaduais de Minas Gerais e de 3.655 escolas dessa rede. Os boletins de ocorrência forneceram informações sobre o tipo de crime, tipo de envolvimento (autor, coautor, suspeito e vitima), sexo, cor e faixa etária dos envolvidos nessas ocorrências. Com relação ao contexto escolar foram abordadas as características Nível Socioeconômico das escolas, Regularidade e Formação Docente, Complexidade da Gestão e Infraestrutura das escolas. Foram realizados procedimentos descritivos e de associação. Os resultados demonstraram um maior envolvimento nos crimes de pessoas pardas e as mulheres corresponderam ao maior número de vítimas. Observou-se uma prevalência maior na participação dos crimes de pessoas entre 11 e 17 anos. Evidenciou-se também que a baixa rotatividade, o menor nível socioeconômico, a baixa complexidade das escolas e pouca infraestrutura ocorrem conjuntamente com casos de violência no entorno. Quanto à formação docente os resultados apontaram que uma melhor formação não estava associada à baixa violência no entorno das escolas o que necessita de mais investigações.

Biografia do Autor

André Augusto Anjos Couto, Universidade de São Paulo
Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de educação básica da Rede Estadual de Minas Gerais.
José Francisco Soares, Universidade Federal de Minas Gerais
Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós Doutor em Educação pela University of Michigan - Ann Arbor, Doutor em Estatística pela University of Wisconsin. Membro do Conselho Nacional de Educação.
Publicado
2019-04-23
Seção
Dossiê: Violência em contexto escolar e escola em contexto violento