Influência da violência dentro e fora da escola na proficiência escolar dos alunos da cidade do Recife

Palavras-chave: Violência nas escolas

Resumo

O impacto que a violência incide sobre o desempenho escolar dos alunos pode acarretar uma geração de trabalhadores com baixa produtividade e com esperança de salários menores no futuro, podendo levar a indivíduos potenciais criminosos devido à expectativa de baixos rendimentos com a atividade lícita. Este trabalho procura identificar o papel do ambiente no qual a escola se insere sobre o desempenho escolar, mais precisamente, mensurar de que forma o número de assassinatos no entorno da escola pode influenciar o desempenho escolar do aluno. Desse modo, usando técnicas de geoprocessamento de dados e modelos hierárquicos, o trabalho consegue mensurar o impacto do crime, avaliado por meio do número de homicídios, sobre o rendimento dos alunos, além de capturar o efeito que a escola tem sobre os mesmos. Tal análise, é possível uma vez que os modelos hierárquicos permitem decompor a variância da proficiência escolar entre características inerentes ao aluno e à escola encontrando, assim, o “efeito-escola”. Os resultados mostram que os homicídios têm impacto negativo sobre o desempenho escolar e que aproximadamente 6,5% do desempenho do estudante, medidos pelo coeficiente de correlação intraescolar, deve-se à diferença entre escolas.

Biografia do Autor

Joebson Maurilio Alves dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Doutorando em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em economia pela UFPE. Economista pela UFPE.
Rubens Lopes Pereira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do Núcleo de Estudo Regionais e Urbanos (NERU).
Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Doutora em Inovação Terapêutica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Gestão e Economia da Saúde pela UFPE. Professora Adjunta do Colegiado de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina.
Tatiane Almeida de Menezes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Concluiu seu Doutorado em Economia na USP em 1999 e tem dois Pós-Doutorados: Yale University (2004) e London School of Economics (2016). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Economia da UFPE e pesquisadora CNPq. Atua na graduação e na pós-graduação, na área de Economia Regional e Urbana.
Publicado
2019-04-23
Seção
Dossiê: Violência em contexto escolar e escola em contexto violento