O impacto da distorção idade-série sobre a criminalidade nos municípios de Minas Gerais

  • Victor Barcelos Ferreira Fundação João Pinheiro
  • Evandro Camargos Teixeira Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Violência nas escolas

Resumo

O presente trabalho analisa o efeito da distorção idade-série sobre os crimes violentos contra pessoa nos municípios do estado de Minas Gerais. Utilizou-se um modelo com dados em painel com estimador GMM-SYS com objetivo de captar os efeitos intertemporais envolvidos nesse processo. Os resultados permitem concluir que em locais onde há acentuação da referida distorção, haverá maior propensão à incidência de crimes violentos. Por fim, enaltece-se a importância das políticas públicas em educação, orientadas para a diminuição da distorção, compreendida sua influência sobre dinâmica de ingresso dos adolescentes no mundo do crime.

Biografia do Autor

Victor Barcelos Ferreira, Fundação João Pinheiro
Mestrando em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa.  Atualmente é bolsista da CAPES, vinculado ao Núcleo de Estudos em Educação e Políticas Públicas (NEPP/FJP).
Evandro Camargos Teixeira, Universidade Federal de Viçosa
Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa - UFV. Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR. Graduado em Ciências Econômicas pela UFJF.
Publicado
2019-04-23
Seção
Dossiê: Violência em contexto escolar e escola em contexto violento