Violência na escola e no bairro
o impacto da vitimização na autoridade dos professores e nos comportamentos de quebra de regras de adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.31060/rbsp.2019.v13.n2.986Palavras-chave:
Vitimização na escola, Exposição à violência, Legitimidade do professor, Comportamentos de quebra de regrasResumo
Esse artigo investiga as influências de vitimizações dentro e fora da escola para a legitimidade dos professores e para o comportamento de quebra de regras dos adolescentes. Em diálogo com a literatura sobre socialização legal, o estudo utiliza dados de um survey realizado com adolescentes da cidade de São Paulo. Observou-se que estudantes autodeclarados pretos, meninos e estudantes de escola pública são mais sujeitos à vitimização no bairro e na escola. Adolescentes vítimas de violência na escola são menos dispostos a legitimar os professores. Observou-se também que os estudantes mais vitimados têm maiores chances de se engajar em comportamentos de quebra de regras. Conclui-se que a criação de um ambiente escolar livre de violências pode reduzir o impacto da violência no bairro sobre as relações com os professores e os comportamentos de quebra de regras dos adolescentes.
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