Webinários

Webnários

No âmbito dos webinários realizados pela Revista Brasileira de Segurança Pública, produto do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apresentamos abaixo os temas discutidos nos últimos anos pela RBSP. O intuito desta página é divulgar esses eventos, retomar os debates realizados e trazer mais atenção aos textos discutidos e publicados pela revista. Os Webinários vem realizando um importante trabalho de comunicação com a comunidade externa e profissionais de segurança pública, por meio discussão dos temas pertinentes à área e pela divulgação científica de trabalhos que colaboram tanto na formação desses profissionais quanto na robustez desta área de investigação. Reforçamos o compromisso da RBSP com o acesso e divulgação do conhecimento científico produzido pela comunidade acadêmica por meio da produção dos Webinários. Todas as novidades relacionadas as próximas lives serão divulgadas por este meio e também pelo canal de notícias da nossa revista. Caso queira receber notificações sobre os eventos promovidos pela RBSP e as publicações, faça o seu cadastro na nossa plataforma.  

2022

Vitimização policial (10 de out. de 2022)

Apresentamos a live sobre Vitimização policial, parte da discussão trazida pelo autor João Batista Silva no texto "Vitimização policial: diagnósticos e perspectivas", publicado pela RBSP. Para colaborar na discussão, a RBSP convidou a Daisy Miranda, Alan Fernandes e Juliana Martins. Contamos, ademais, com a participação da Paula Poncioni e da Ludmila Ribeiro, editoras da Revista Brasileira de Segurança Pública. 

Edição especial: A formação dos profissionais da segurança pública (16 de mai. de 2022)

A live sobre a Edição Especial: A formação dos profissionais de segurança pública utilizou-se principalmente de dois textos para a discussão: "Conflitos em formação: a experiência da convivência civil-militar no Curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social a distância da Universidade Federal Fluminense", dos autores Roberto Kant de Lima e Pedro Heitor Barros Geraldo. Outro texto utilizado, escrito pelo Carlos Roberto Guimarães Rodrigues e pelo José Vicente Tavares dos Santos, foi: "Ensino policial e segurança cidadã: as experiências brasileiras e o caso da PM do Rio Grande do Sul". Além disso, contamos com a participação da Marlene Spaniol, uma das organizadoras da Edição Especial. Contamos, ademais, com a participação da Paula Poncioni e da Ludmila Ribeiro, editoras da Revista Brasileira de Segurança Pública.

Violência contra a mulher (23 de mar. de 2022)

A live sobre Violência contra a mulher, parte da discussão trazida pela autora Monica Ovinski de Camargo Cortina no texto "Violência de gênero e a lei 11.340/2006: olhares sobre a violência contra as mulheres em audiências de retratação", publicado em 2021 pela RBSP. Para colaborar na discussão, além da co-autora do texto, a RBSP convidou a Wania Pasinato, consultora e especialista do tema, e a Rochele Fellini Fachinetto, da UFRGS. Contamos, ademais, com a participação da Paula Poncioni e da Ludmila Ribeiro, editoras da Revista Brasileira de Segurança Pública.

Mídia, racismo e violência (16 de mar. de 2022)

Apresentamos a live sobre Mídia, racismo e violência, que partiu da discussão trazida pelo autor Edson Mendes no texto "Mídia, fake news e racismo: o punitivismo dos boatos como legitimador da violência", publicado em 2021 pela RBSP. Para colaborar na discussão, além do autor do texto, a RBSP convidou a Anabela Paiva, do CESEC, e a Cecília Olliveira, do Fogo Cruzado. Contamos, ademais, com a participação da Paula Poncioni e da Ludmila Ribeiro, editoras da Revista Brasileira de Segurança Pública.

2021

Tornar-se Policial (23 de set. de 2021)

O webinar, realizado no mês de agosto, tratou sobre o livro "Tornar-se Policial: O Processo de Construção da Identidade Profissional do Policial nas Academias de Polícia", da autora Paula Poncioni, professora aposentada da UFRJ e editora-chefe da Revista Brasileira de Segurança Pública. Como contribuição, participaram do debate Ludmila Ribeiro, professora da UFMG e editora-assistente da Revista Brasileira de Segurança Pública, João Trajano Sento Sé, do LAV-UERJ, e Antônio Caballo Blanco, coronel da reserva da PMERJ.