O Efeito Sul: reflexões críticas sobre o engajamento do Brasil com Estados frágeis

Autores

  • Robert Muggah
  • Ilona Szabó de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2011.v5.n2.104

Palavras-chave:

Cooperação internacional, Brasil, Efeito Sul

Resumo

Frequentemente, em um contexto sul-sul ou de cooperação triangular, países que não pertencem à OCDE, como o Brasil,estão adotando um papel proeminente de provedores de auxílio, voltando-se, inclusive, para os chamados Estados frágeis.Os recentes esforços brasileiros para a promoção de desenvolvimento em outros países baseiam-se, fundamentalmente,em princípios de solidariedade, afinidades culturais e em uma experiência comum como país recipiente de ajuda. Asagências públicas e não governamentais brasileiras estão cada vez mais envolvidas na exportação e adaptação detecnologias sociais domésticas para Estados frágeis e também estáveis, incluindo Angola, Guatemala, Guiné-Bissau,Haiti, Moçambique, Suriname e Timor-Leste. Inevitavelmente guiada por prioridades geopolíticas, a ajuda brasileiraparece motivada no mínimo igualmente pelas necessidades encontradas em Dili, Maputo e Porto Príncipe e pelasprioridades genéricas estabelecidas em Paris, Washington e Brasília. Este texto analisa o fenômeno emergente do EfeitoSul e algumas de suas implicações para o engajamento em Estados frágeis no século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robert Muggah

Robert Muggah é diretor de Pesquisa do Small Arms Survey, no Graduate Institute of International and Development Studies,em Genebra, na Suíça.

Ilona Szabó de Carvalho

Ilona Szabó de Carvalho é diretora da Igarapé (Agência de Cooperação Social), consultora do grupo de ONGs para a Declaraçãode Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento e membro do secretariado da Comissão Latino Americana para Drogase Democracia.

Referências

ABDENAR, A. The strategic triad: form and content in Brazil’s triangular cooperation practices International Affairs Working Paper. New York: New School, 2007.

ABC –. Agência Brasileira de Cooperação.A cooperação técnica do Brasil para a África. Brasília: Agência Brasileira de Cooperação, 2009.

AGNU – Assembleia Geral das Nações Unidas. Promoting development through the reduction and prevention of armed violence. A/RES/63/223, 2008.

BANCO MUNDIAL. Post conflict reconstruction: the role of the World Bank. Washington, DC: Banco Mundial, 1998a.

BANCO MUNDIAL. The World Bank’s experience with post-conflict reconstruction. Washington, DC: Banco Mundial, 1998b.

CANADÁ. START: Organisational Structure. Ottawa: DFAIT, 2008.

COLLIER, P. et al. Breaking the conflict trap: civil war and development policy. Washington, DC: Banco Mundial, 2003.

ECOSOC. Trends in south-south and triangular development cooperation. Background Study for the Development Cooperation Forum. New York: ECOSOC, 2008.

FOLEY, C. 2009 Brazil UN Multinational. Guardian, 7 de agosto.

FRANÇA. Agir en faveur des acteurs et des sociétés fragile. Paris: Agence Française de Dévloppement, Département de Recherche, 2005 (Document de Travai). Mimeo.

HIRST, M. La intervención Sudamericana en Haití. Crisis de Estado, gobernalidad internacional y seguridad. 2009. Mimeo.

HIRST, M.; LLENDERROZAS, E. La dimensión política de la presencia en Haiti: Los Desafíos para el ABC+U. In: CONFERENCE OF THE FACULTAD LATINOAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES(FLASCO). Buenos Aires, 7-8 julho 2009.

HOYOS, C.; MUGGAH, R. Can coherent, coordinated and complementary approaches to dealing with fragile States yield better outcomes?Politorbis, 45, 2009.

HUMAN Security Report 2005. War and peace in the 21st century. Oxford: Oxford University Press, 2006.

MUGGAH, R. States of fragility. The Mark. 26 de maio 2009.

OCDE. Armed violence reduction: enabling development. Paris: OCDE, 2009a.

OCDE. Questionnaire for south-south cooperation. Paris: OCDE, 2009b.

OCDE. Concepts and dilemmas of State building in fragile situations. Paris: OCDE, 2008a.

OCDE. Service delivery in fragile situations. Paris: OCDE, 2008b.

OCDE. State building in fragile situations: initial findings. Paris: OCDE, 2008c.

OCDE. Ensuring fragile States are not left behind, factsheet. Paris: OCDE, 2007a.

OCDE. The OECD DAC Handbook on Security System Reform. Paris: OCDE, 2007b.

OCDE. The principles for good international engagement in fragile States. Paris: OCDE, 2006a.

OCDE. Whole of government approaches to fragile States. Paris: OCDE, 2006b.

OCDE. Security system reform and governance. Paris: OCDE, 2005.

OCDE. Helping prevent violent conflict. Paris: OCDE, 2001.

PARIS, R. At war’s end: building peace after civil conflict. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

REINO UNIDO. What is stabilisation?. Londres: Stabilisation Unit, 2009 (Background Paper).

REINO UNIDO. Why we need to work more effectively n fragile States. Londres: Department for International Development, 2005.

SECRETÁRIO GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS. Promoting development through the reduction and prevention of armed violence. A/64/228, 5 de agosto 2009.

US ARMY. Stability Operations, FM 3-07. Washington D.C.: Department of the Army, outubro 2008.

US ARMY Stability Operations and Support Operations, FM 3-07(FM 100-20). Washington D.C.: Department of the Army, fevereiro 2003.

USAID. Fragile States Strategy. Washington DC: USAID, 2005.

USIP. Post-conflict stabilization and reconstruction: what have we learned fromIraq and Afghanistan. New York, USIP, 2005.

ZOELLICK, R. Modernizing multilateralism and markets. Genebra, setembro 2008.

Downloads

Publicado

01-09-2011

Como Citar

MUGGAH, Robert; SZABÓ DE CARVALHO, Ilona. O Efeito Sul: reflexões críticas sobre o engajamento do Brasil com Estados frágeis. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 166–176, 2011. DOI: 10.31060/rbsp.2011.v5.n2.104. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/104. Acesso em: 28 mar. 2024.