Jack, o estuprador – uma análise de caso
Palavras-chave:
Criminologia Ambiental, Teoria da Atividade de Rotina, Resolução de casos, Polícia Civil, InvestigaçãoResumo
Este artigo visa demonstrar como a análise criminal, quando baseada em dados científicos, pode melhorar a vida doscidadãos. Trata-se de um estudo de caso de uma operação realizada pela Polícia Civil do Distrito Federal, a fim dedescobrir o autor de diversos estupros ocorridos na Região Administrativa de Ceilândia – Distrito Federal. Lançando mãodo aporte teórico, principalmente da Criminologia Ambiental e da Teoria da Atividade de Rotina, conseguiu-se resolver ocaso em questão. Assim, este texto objetiva incentivar o uso da ciência para solução de casos que diariamente chegamaos Distritos Policiais.Downloads
Referências
CLARKE, Ronald. V; ECK, John E. Análise de Crimes para solucionadores de problemas em 60 pequenos passos. Traduzido por: Alessandro Souza Soares. Revisão de Elenice de Souza.
DANTAS, G. F. L.; FERRO JÚNIOR, C. M. Descoberta e a análise de vínculos na complexidade da investigação criminal moderna.
FARRELL, G. Of targets and supertargets: a routine activity of high crime rates.
FERRO JÚNIOR, C. M. O novo crime urbano e a atuação da polícia. Revista Condepol Brasil, Distrito Federal, 2002.
FERRO JÚNIOR, C. M.; ALVES, C. F.; MORESI, E. A. D.; NEHME, C. C. Cognição organizacional: um estudo da tecnologia da informação aplicada à análise de vínculos na atividade policial. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO KM BRASIL. Anais... 2005.
HARRIES, K. Mapeamento da criminalidade: princípios e prática.
SILVA JÚNIOR, A.P. Teorias criminais – o psicopata e o crime em série. Estudo sobre Teorias Criminais. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2011.
SOUZA, N. G. de; DANTAS, G. F. de L. A integração de sistemas de informação: base para a gestão do conhecimento, inteligência policial e análise criminal. In: SIMPÓSIO NACIONAL INTELIGÊNCIA POLICIAL E CRIMINALIDADE DE MASSA. Anais... Agencia Brasileira de Inteligência – Abin, junho 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Segurança Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licenciamento
A Revista Brasileira de Segurança Pública usa a Licença Creative Commons como forma de licenciamento para suas obras publicadas. A licença utilizada segue o modelo CC BY 4.0 - Attribution 4.0 International.
Para consultar os dirietos permitidos direcione-se para a licença completa ou para a nossa página de Direitos dos autores e Licenças.