A violência na escola e os dilemas do controle social

uma proposta dialógica

Autores

  • José Vicente Tavares dos Santos Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Elisabeth Mazeron Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2019.v13.n2.1113

Palavras-chave:

Violência na escola, Cultura da violência, Bullying, Juventude, Diálogo

Resumo

A violência na escola constitui-se como uma das novas questões sociais mundiais. Discutiremos este fenômeno social com base em pesquisas realizadas no Brasil, em particular no Rio Grande do Sul; também, apresentaremos materiais da França, dos Estados Unidos, do Canadá, da África do Sul, do México, do Uruguai e de Hong Kong. Isto será exposto em três partes: Violência na Escola: a busca de uma explicação; A Sociedade Brasileira e a Violência na Escola; O Fenômeno Mundial da Violência na Escola, observado em pelo menos 50 países. Trabalhamos com a noção sociológica de "cidadania dilacerada": esta noção evoca a crescente violência física na sociedade, mediante vários processos de laceração do corpo – a violência doméstica, a violência sexual, a violência criminal e a violência política - o que compromete as próprias possibilidades de construção da cidadania. Para analisar o processo social de violência entre os jovens, e suas vidas incertas e labirínticas, há três dimensões: o uso da violência, ou seja, os jovens vivem em uma "cultura de violência"; a existência de um código social que reflete uma sociedade violenta; e terceiro, o individualismo dos jovens. A conclusão propõe uma abordagem dialógica sobre a violência na escola e as lutas e estratégias sociais pela mediação e pacificação do espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Vicente Tavares dos Santos, Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS)

Diretor do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (Ilea) da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (2012-2020). Professor Titular de Sociologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Segurança Cidadã; Pesquisador do CNPq (1-A); Secretario Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC, 2015-2019); Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio à UFRGS (2016-2019); Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia; Ex-Presidente da Associación Latinoamericana de Sociología (2003-2005).

Elisabeth Mazeron Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Socióloga e Psicóloga. Mestre e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Cidadã da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ABRAMOVAY, Miriam. o papel da educação para Jovens Afetados pela violência e outros riscos.Rio de Janeiro: Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), 2018.

ASSIS, Simone G.; CONSTANTINO, Patrícia; AVANCI, Joviana Q. (orgs.). impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Rio de Janeiro: Ministério da Educação/ Fiocruz, 2010.

ASSIS, Simone Gonçalves de. crescer sem violência – um desafio para os educadores. Rio de Janeiro: Fundação Osvaldo Cruz – CLAVES, 1994.

BAUMAN, Zygmunt. o mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

BECK, Ulrich. la metamorfosis del mundo. Barcelona: Paidós, 2017.

BERENSTEIN, Isidoro. devenir otro con otro(s): ajenidad, presencia, interferencia. Buenos Aires: Paidós, 2004.

BERENSTEIN, Isidoro; PUGET, Janine. lo vincular: clínica y técnica psicoanalítica. Buenos Aires: Paidós, 1999.

BOURDIEU, Pierre. la domination masculine. Paris: Seuil, 1998.

CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. relatório da frente parlamentar contra a violência nas escolas: um raio x da violência na rede municipal de Porto Alegre. Porto Alegre, 2016.

CANDAU, Vera; LUCINDA, Maria da C.; NASCIMENTO, Maria das Graças. escola e violência. Rio de Janeiro: DP & A, 1999.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social. Petrópolis: Vozes, 1998.

CHARLOT, Bernard; EMIN, Jean-Claude. violences à l’école: état des savoirs. Paris: Armand Colin, 1997.

CIPAVE. resultados consolidados – mapeamento. Porto Alegre: Cipave, 2018.

COLOMBIER, Claude et al. A violência na escola. São Paulo: Summus, 1989.

COSTA, D.; VALDUGA, D. pesquisa com estudantes apresenta dados da violência escolar na capital. Porto Alegre: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 24 abr. 2018.

DEBARBIEUX, Eric. la violence en milieu scolaire – 2. Paris: ESF, 1999.

DEBARBIEUX, Eric. violence à l ́école: un défi mondial? Paris: Armand Colin, 2006.

DEFRANCE, Bernard. la violence à l’école. Paris: Syros, 1992.

ELIAS, Norbert. o processo civilizador - uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. v. 1.

ELIAS, Norbert. o processo civilizador - formação do Estado e Civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. v. 2.

ESPOSITO, Marilia P. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 87-103, jan./jun. 2001.

FOUCALT, Michel. Il faut défendre la société: cours au Collège de France (1975-1976). Paris: Gallimard, Seuil, 1997.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização (1930). In: FREUD, Sigmund. Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. 21.

FURLAN, Alfredo (Coord.). Reflexiones sobre la Violencia en las Escuelas. México: Siglo Veintiuno, 2012.

GALTUNG, Johan. tras la violencia, 3r: reconstrucción, reconciliación, resolución. Bilbao: Bakeaz, 1998.

GRACIANI, Maria Stela Santos. Gangues: um desafio político-pedagógico a ser superado. In: HERON, L. (org.). reestruturação curricular. Porto Alegre: Vozes, 1995.

GUIMARÃES, Eloisa. Escola, Galeras e Narcotráfico. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998.

HEBERT, Jacques. la violence à l’École (guide de prévention et techniques d’intervention). Montreal: Logiques, 1991.

HÉRITIER, Françoise. de la violence. Paris: Odile Jacob, 1996.

HYMAN, Irwin et al. school discipline and school violence: the teacher variance. Boston: Allyn and Bacon, 1997.

JOHNSON, David W.; JOHNSON, Roger T. Reducing School Violence through Conflict Resolution. Alexandria: ASCD, 1995.

KREINER, Anna. everything you need to know about school violence. New York: The Rosen Pub. Group, 1966.

LEE, Sindy Sin-ting; WONG, Dennis Sing-wing. School, Parents, and Peer Factors in Relation to Hong Kong Students’ Bullying. international of Adolescence and Youth, v. 15, n. 3, p. 217-233, 2009.

LUCAS, Peter. Pequeno relato sobre a cultura da violência no sistema escolar público em Nova York. revista contemporaneidade e educação, Rio de Janeiro, ano II, n. 2, p. 70-95, 1997.

MARTINEZ DE MURGUIA, Beatriz. Mediación y resolución de conflictos. México: Paidós, 1999.

MIGUEZ, Daniel (comp.). Violencias y conflictos en las escuelas. Buenos Aires: Paidós, 2008.

MISSE, Michel. Violência, crime e corrupção: conceitos exíguos, objeto pleno. In: TAVARES DOS SANTOS; TEIXEIRA (org.). Conflitos sociais e perspectivas da paz. Porto Alegre: Tomo, 2012, p. 25-42.

NESELLO, Francine et al. Características da violência escolar no Brasil: revisão sistemática de estudos quantitativos. revista Brasileira de saúde materno-infantil, Recife, v. 14, n. 2, p. 119-136, jun. 2014.

NG, Josephine W. Y.; TSANG, Sandra K. M. School Bullying and the Mental Health of Junior Secondary School Students in Hong Kong. Journal of school violence, v. 7, n. 2, p. 3-20, 2008.

OHSAKO, Toshio (ed.). violence at school: global issues and interventions. Paris: UNESCO, 1997.

PAIS, José Machado. ganchos, tachos e biscates. Porto: Ambar, 2001.

PAULA E SILVA, Joyce Mary Adam de; FERREIRA SALLES, Leila Maria (orgs.). Jovens, violência e escola: um desafio contemporâneo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

PILLAY, Jace; RAGPOT, Lara. Violent schools in violent Gauteng: Where the right to learn has to be defended. education as change, v. 14, Sup1. 1, S33-S44, 2010.

REMBOLDT, Carole. solving violence problems in your school. Minneapolis: Johnson Institute, 1994.

ROUX, C.S.; MOKHELE, P. R. The persistence of violence in South Africa’s schools: In search of solutions. Africa education review, v. 8, n. 2, p. 318-335, 2011.

SINPRO. Brasil lidera ranking de violência contra professores. Porto Alegre: Sinpro, 2014.

SUSANA DARINO, M.; GOMEZ OLIVERA, M. Resolución de conflictos en las escuelas. Buenos Aires: Espacio editorial, 2000.

TAVARES DOS SANTOS, José Vicente; NERY, Beatriz Didonet; SIMON, Cátia Castilho. A palavra e o gesto emparedados: a violência na escola. Porto Alegre: PMPA – SMED, 1999.

TAVARES DOS SANTOS, José Vicente. Violências e Conflitualidades. Porto Alegre: Tomo, 2009.

TAVARES DOS SANTOS, José Vicente; MACHADO, Elisabeth Mazeron. Violência, juventude e reconstrução dos laços sociais. revista Brasileira de psicoterapia, Porto Alegre, v. 12, n. 2-3, p. 238-251, 2010.

UNESCO. school violence and Bullying: Global Status Report. Paris: Unesco, 2017.

UNESCO. violência na escola: América Latina e Caribe. Brasília: Unesco,2003.

VISCARDI, Nilia; MALLO, Susana. seguridad y miedo: qué ciudadanía para los jóvenes. Montevideo: Universidad de la Republica/Facultad de Ciencias Sociales, 2010.

VISCARDI, Nilia. violência, juventude e controle social no uruguai: efeitos da violência na construção de trajetórias e identidades. 2007. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, Porto Alegre, 2007.

VILALTA, Carlos J.; FONDEVILA, Gustavo. School Vandalism in Mexico. Journal of school violence, v. 17, n. 3, p. 392-404, 2018.

YOUNG, Jock. The exclusive society. London: Sage, 1999.

ZALUAR, Alba (org.) violência e educação. São Paulo: Cortez, 1992.

ZALUAR, Alba. integração perversa: pobreza e tráfico de drogas. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

ZIMERMAN, David. fundamentos básicos das grupoterapias. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ZIMERMAN, David. fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

TAVARES DOS SANTOS, José Vicente; MACHADO, Elisabeth Mazeron. A violência na escola e os dilemas do controle social: uma proposta dialógica. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 106–125, 2019. DOI: 10.31060/rbsp.2019.v13.n2.1113. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/1113. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Violência em contexto escolar e escola em contexto violento