O Ronda do Quarteirão – relatos de uma experiência

Autores

  • César Barreira
  • Mauricio Bastos Russo

DOI:

https://doi.org/10.31060/rbsp.2012.v6.n2.121

Palavras-chave:

Ceará, Ronda do Quarteirão, Polícia Militar, Violência

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a implantação do Programa Ronda do Quarteirão no Estado do Ceará e analisar arecepção por parte dos meios de comunicação e, principalmente, pela população de Fortaleza, bem como seus efeitospráticos nas taxas de criminalidade e violência. O Ronda do Quarteirão constituiu uma das principais propostas naárea de segurança pública, do então candidato a governador, Cid Ferreira Gomes, contribuindo fortemente para suavitória na eleição de 2006. Sua implantação teve início, como programa-piloto, no município de Aquiraz, em janeirode 2007 e posteriormente foi ampliada para Fortaleza e sua Região Metropolitana, incluindo municípios de mais de 50mil habitantes. A proposta deste programa foi criar uma polícia de proximidade, com viaturas modernas, atuando emuma área, delimitada, de até três quilômetros quadrados. Este aspecto reforçava a estratégia de um policiamento deproximidade. A qualificação se propõe a ser diferenciada dos demais policiais, sobretudo considerando o respeito aosdireitos humanos. Porém, antes mesmo de começar a funcionar, o programa recebeu críticas pelo alto custo das viaturasadquiridas e por adotar um uniforme diferente do utilizado pela Polícia Militar do Ceará, criando uma divisão dentro daCorporação entre aqueles que são do Ronda do Quarteirão e os que não são. Apesar disso, o programa contou com apoioda população, resultando na diminuição da sensação de insegurança dos fortalezenses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Barreira

César Barreira é doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, professor titular da Universidade Federal do Ceará emembro do Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC). Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico eTecnológico e do INCT, projeto “Democracia, violência e Segurança Cidadã”. Atualmente é diretor-geral da Academia Estadual deSegurança Pública do Ceará.

Mauricio Bastos Russo

Mauricio Bastos Russo é doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, pesquisador do Grupo de PesquisaViolência e Cidadania (IFCH/UFRGS), do Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC) e do INCT, projeto “Democracia, Violênciae Segurança Cidadã”. Atualmente é coordenador da Célula de Altos Estudos em Segurança Pública da Academia Estadual deSegurança Pública do Ceará.

Referências

BALESTRERI, R. B. Direitos humanos: coisa de polícia. Passo Fundo: Edições CAPEC, Gráfica Editora Berthier, 2003.

BARREIRA, C. Cotidiano despedaçado − cenas de uma violência difusa.Campinas: Pontes Editores, 2008.

BARREIRA, C. (Org.). Questão de segurança – políticas governamentais e práticas policiais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

BAYLEY, D. H. Padrões de policiamento: uma análise internacional comparativa. Trad. Renê Alexandre Belmonte. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

CANO, I.; RIBEIRO, E. Homicídios no Rio de Janeiro e no Brasil: dados, políticas públicas e perspectivas. In: CRUZ, M. G.; BATITUCCI, E. C. (Orgs.). Homicídios no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

CANO, I.; SANTOS, N. Violência letal, renda e desigualdade social no Brasil. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001.

PALMEIRA, M.; HEREDIA, B. O voto como adesão. Teoria e Cultura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF, v. 1, n. 1, 2006.

RONDELLI, E. Imagens da violência: práticas discursivas. Tempo Social, v.10, n.2, p.145-157, 1998.

VANAGUNAS, S. Planejamento dos serviços policiais urbanos. In: GREENE, J. R. (Org.). Administração do trabalho policial: questões e análises. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

Downloads

Publicado

01-09-2012

Como Citar

BARREIRA, César; BASTOS RUSSO, Mauricio. O Ronda do Quarteirão – relatos de uma experiência. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 283–296, 2012. DOI: 10.31060/rbsp.2012.v6.n2.121. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/121. Acesso em: 25 abr. 2024.