Configurações e obstáculos: as mulheres na segurança pública

Autores

  • José Vicente Tavares dos Santos
  • Rochele Fellini Fachinetto
  • Alex Niche Teixeira
  • Dani Rudnicki

Palavras-chave:

Rio Grande do Sul, Mulheres, Instituições policiais

Resumo

Este artigo apresenta uma análise descritiva dos dados da pesquisa empírica sobre “Mulheres na Segurança Pública”empreendida pelo Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (UFRGS) junto à servidoras das diversas instituições daárea de segurança do Estado do Rio Grande do Sul. Partindo do conceito de gênero como uma forma de dar significadoàs relações de poder na sociedade, a pesquisa buscou investigar as dimensões de gênero nas instituições policiais,evidenciando a situação de trabalho, problemas e dificuldades, ou obstáculos, vinculados à inserção das mulheres nestecampo de atuação.

Biografia do Autor

José Vicente Tavares dos Santos

José Vicente Tavares dos Santos é sociólogo (UFRGS), mestre (USP) e doutor de Estado (Univ. Paris-Nanterre). Professor titularde Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisador I-A do CNPq − Conselho Nacional de DesenvolvimentoCientífico e Tecnológico, INCT − Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia “Violência, Democracia e Segurança Cidadã”.

Rochele Fellini Fachinetto

Rochele Fellini Fachinetto é doutora em Sociologia (UFRGS), membro do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania/UFRGS epesquisadora do INCT em Violência, Democracia e Segurança Cidadã.

Alex Niche Teixeira

Alex Niche Teixeira é doutor em Sociologia. Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação emSociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (CNPq/IFCH/UFRGS) e pesquisador do INCT em Violência, Democracia e Segurança Cidadã.

Dani Rudnicki

Dani Rudnicki é advogado, mestre em Direito (Unisinos) e doutor em Sociologia (UFRGS). Professor no Mestrado em DireitosHumanos do Centro Universitário Ritter do Reis, integrante do Conselho Penitenciário do Rio Grande do Sul e conselheiro doMovimento de Justiça e Direitos Humanos/RS.

Downloads

Publicado

2012-09-01

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.