Da “metáfora da guerra” ao projeto de “pacificação”: favelas e políticas de segurança pública no Rio de Janeiro

Autores

  • Márcia Pereira Leite

Palavras-chave:

Favela, Segurança Pública, Guerra, UPP, Pacificação, Violência, Políticas Públicas, Gestão Estatal

Resumo

Este artigo examina a construção social das favelas como o território da violência na cidade do Rio de Janeiro em doiscontextos, enfocando, sobretudo, as políticas de segurança pública praticadas nessas localidades. O primeiro, dos anos 1990até quase o final da década de 2000, caracteriza-se pela promoção, por parte do Estado, de uma “guerra” aos traficantesde drogas ali sediados. O segundo abre-se em 2008, com a implantação de Unidades de Polícia Pacificadora – UPPs emfavelas com o objetivo de retomar o controle armado desses territórios e “civilizar” seus moradores como condição paraa integração desses territórios à cidade. O artigo discute os dispositivos que promovem e sustentam, em cada contextoconsiderado, a vinculação das favelas à violência e à marginalidade, justificando formas específicas de gestão estatal dessesterritórios e de suas populações, bem como delimitando as possibilidades de acesso de seus moradores aos equipamentosurbanos e serviços públicos (inclusive à segurança).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Pereira Leite

Márcia Pereira Leite é socióloga, doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora associada do Programade Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) epesquisadora do CNPq. Tem desenvolvido pesquisas sobre os temas violência, sociabilidade e ação coletiva em favelas, segregação,políticas públicas e movimentos sociais no Rio de Janeiro, especialmente no âmbito do Coletivo de Estudos sobre Sociabilidade eViolência Urbana (Cevis); diretório de grupos de pesquisa CNPq.

Downloads

Publicado

2012-09-01

Como Citar

Pereira Leite, M. (2012). Da “metáfora da guerra” ao projeto de “pacificação”: favelas e políticas de segurança pública no Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Segurança Pública, 6(2). Recuperado de https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/126